Pular para o conteúdo principal

A importância da procuração ao advogado



Primeiramente, cabe dizer que procuração é um documento muito importante. Muito mesmo!
A procuração serve para dizer ao mundo que determinada pessoa agirá em seu nome, com sua autorização e, juridicamente, como se você fosse.

A procuração dada ao advogado para representar o cliente em juízo é conhecida por “Procuração Ad Judicia”. 

Esta procuração terá validade para todos os atos em juízo, exceto aqueles listados no art. 38 do Código de processo Civil:


Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso.


Esse rol de exclusão existe por causa da importância elevada que os mesmo têm. No entanto, é praxe o advogado apresentar ao cliente a procuração com os referidos poderes sem explicar (a) a disponibilidade do cliente aceitar ou não ‘transmitir estes poderes ao advogado, e (b) explicar qual a relevância dos mesmos.

Já que não o fazem, eu explico (superficialmente, mas explico:-):

  • Receber citação inicial – Esta citação tem importância fundamental, pois dá início a causa (e aos prazos decorrentes disso). Enquanto não for citado, o processo não começa. O advogado então terá a responsabilidade de avisar o cliente da existência da citação e agir em tempo hábil para manifestar-se. Se tiver poderes para aceitar a citação, mas não tomar para si a responsabilidade, o processo correrá à revelia, causando danos, muitas vezes, irreparáveis ao cliente. 
  • Confessar – Neste caso, o advogado terá poderes especiais de confessar fatos em nome do cliente. È muito grave isso, pois pode colocar o cliente numa situação difícil. E, no meu entender, nem é bom para o advogado. Sem poderes especiais para tanto, qualquer cosa dita que possa ser entendida como confissão, não poderá ser assim considerada.
  • Reconhecer procedência do pedido – Nesse caso, devemos imaginar que foi contratado um advogado de defesa. Ao contestar o pedido do autor, o advogado do réu poderá reconhecer que o pedido feito pelo autor é procedente. Tem certeza que quer dar este poder ao seu advogado?
  • Transigir – Primeira mente, transigir significa ‘fazer acordo’. Muitos clientes não sabem disso (e nem tem obrigação de saber), e os advogados, em geral, também não explicam. Quer que o advogado faça acordo em seu nome? Não seria melhor que o próprio cliente participasse do acordo.
  • Desistir – Seu advogado poderá desistir da ação em seu nome. Para quê isso?
  • Renunciar ao direito ao qual se funda a ação – Renunciando ao direito não será mais possível pleiteá-lo. Não deveria ter a assinatura do titular do direito? 
  • Receber e dar quitação – o advogado poderá receber dinheiro em seu nome, e dar quitação da dívida, fazendo constar que seu crédito não existe mais em relação aquele que lhe devia. Concorda?
  • Firmar compromisso – O compromisso é um contrato de acordo entre partes. Nesse caso, o advogado assina pelo cliente.Até mesmo por razões estratégicas já que, em uma reunião para fazer acordo em que o advogado comparece em nome do cliente, é possível adiar a assinatura do compromisso se o advogado não tiver poderes para assinar. Nesse caso o documento poderá ser levado ao cliente, e pode-se ganhar algum tempo (isso pode ser bom ou ruim para as duas partes, é uma variável a ser analisada) .

Não quero dizer com isso que nunca devam ser dados poderes especiais aos advogados. Eles existem porque são úteis. Mas sendo poderes decisivos, deve ser considerada a circunstância (se exige tais poderes ou não) e também o grau de confiança no advogado. 

Não digo que os advogados são desonestos (são os outros que dizem...:-), mas não acho bom dar ‘poderes especiais’ a um advogado que você acabou de conhecer e ainda não teve tempo de estabelecer uma relação de confiança.

Além disso, caberá avaliar qual a situação do cliente e elencar na procuração somente os poderes que sejam coerentes com a causa. Por exemplo: para que dar poderes de fazer acordo se o cliente está decidido a não aceitar nenhuma forma de acordo. Ainda, no curso do processo, caso o cliente mude de idéia, é possível apresentar outra procuração com o poder necessário ao momento.

Sim, existe a outra versão dos fatos: os advogados colocam um rol amplo de poderes especiais (muitas vezes padronizados para todos os clientes) porque é mais prático. Dessa forma, não é preciso analisar a necessidade individual de cada cliente, nem chamar novamente o cliente a assinar procuração com poderes especiais caso surja situação que requeira tal procedimento.

Minha opinião é de que, não importa como o advogado proceda – artesanalmente ou de forma mais rápida/prática – a importância da procuração e o significado dos seus termos deve SEMPRE ser explicado ao cliente. Cabe a ele decidir o que ele aceita assinar. 

E melhor ainda, dessa forma você educa o cliente, também um cidadão, a ler e considerar todos os documentos que assina.

veja também o post: procuracao-instrumento-do-contrato-de-mandato

mais informações: dúvidas sobre relação advogado-cliente

Comentários

  1. ok, ele me apresentou uma procuraçao em que lhe confiro amplos gerais e ilimitados poderes para o foro em geral, com os da
    cláusula ad e extra – judicia, mais os especiais para receber citação inicial e outras,
    confessar, acordar, reconvir, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir,
    renunciar ao direito sobre o que se funda a ação, dar quitação e firmar compromisso;
    podendo ainda requerer justificações, notificações, retificações de nome e área de terrenos,
    inventários, assinar termo de compromisso de inventariante, concordar e discordar com
    avaliações, cálculos e partilhas; requerer seqüestro de bens, indicar bens à penhora,
    protestar, embargar, remir, interpor recursos de qualquer espécie, requerer abertura de
    Inquérito Policial, arrolar testemunhas, enfim, praticar todos os atos necessários ao bom e
    fiel desempenho deste mandato, no interesse do outorgante perante qualquer repartição,
    juízo, instância ou Tribunal, podendo substabelecer no todo ou em parte, com ou sem
    reserva de poderes.

    PODERES ESPECIAIS: Propor ação de manutenção de posse junto a VARA DE
    SUCESSÕES E REGISTROS PÚBLICOS DO FÓRUM DA COMARCA

    devo assinar, o que posso pedir para ele alterar?
    ou que assinarei apenas a procuraçao ad judicia? isso??

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. (removi as postagens similares, que sairam triplicadas)

    Olá, Anônimo.
    Parece-me que seu advogado usa uma procuração 'um modelo para todos'. Além de muitas outras coisas que eu acho sobre tudo isso que você me conta (mas são opiniões técnicas, e não o objeto da sua pergunta) entendo que o mais importante é: pergunte ao seu advogado quais poderes serão necessários no seu caso (manutenção de posse, certo?) e o que cada um deles significa.
    Ele deve ter paciência e te explicar tudo de forma que você entenda bem o que está assinando. (Inclusive, alguns poderes expressos são poderes inerentes à atuação do advogado como procurador da parte, tal como arrolar testemunhas).
    Não vale dizer que "tem que confiar no advogado" ! O advogado é que deve prestar serviço ao cliente de maneira transparente!
    Como expliquei no post, nem sempre é interessante passar todos os poderes especiais ao advogado, até por razões estratégicas.
    Quanto ao o que você pode pedir para alterar... bem, pode alterar tudo e dar poder especificamente para propor a ação contratada, e só.
    E, aos advogados: lembrem-se, não se confunde poderes "especiais", que é um poder 'além do ordinário' com poder específico, que significa somente nomear o poder que é conferido (pode ser um poder especial ou não).

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!
    Em 2003 contratei uma dvogado para adentrar com um processo de conciliação de divida, referente ao financiamento de um veiculo (foi concedida mais não citada a financeira) e, em 2004 a financeira adentrou em uma outra vara com processo de busca e apreenssão e, foi concedida a liminar e, entrreguei o veiculo, ai foi uma "briga judicial interminavel", acabei perdendo a ação e, o valor depositado em juizo, foi inesplicavelmente sumido.
    No decorrer destes processos contratei cinco advogados, intercalado e, nem um deles conseguiu dar uma resposta positiva a minha pessoa.
    Com isso, venho solicitar aos senhores que me responda o seguinte: Eu não quero mais contratar advogado, pois não tive sorte em encontrar um profissional que me desse uma posição positiva, preciso saber se eu como a parte interssada, posso adentrar com pedido de desarquivamento do meu processo e, solicitar os valores depositados em juizo que lá estão?
    Obrigado!
    Pedro Barbosa

    ResponderExcluir
  6. Olá Pedro! Não sei se você pode pedir o desarquivamento sozinho. Nesse caso, o melhor a fazer é já preparar uma petição (modelos de petição de desarq. na internet) e ir até o fórum e vara onde está o seu processo e perguntar ao serventuário. Ele lhe explicará.
    Completo dizendo que entendo sua decepção com advogados; nós, advogados, sentimos o mesmo em relação a juízes:-)
    Humor à parte, já que vc não quer mais gastar dinheiro com advogado, requeira um advogado público: há universidades que prestam esse serviço, a OAB, o Estado (quando tem a estrutura da Defensoria Pública...).
    De qualquer forma, o conselho que te dou para o futuro é: faça sempre um contrato detalhado com o advogado (importante que você entenda bem o contrato, senão, peça que o advogado lhe explique ou mude termos muito técnicos); tire todas suas dúvidas com o advogado (sobre o que é exatamente seu processo, como funciona o andamento processual... ).
    O advogado pode (deve)lhe fornecer relatórios periódicos, e isso pode estar no contrato.
    Além de tudo isso, cabe dizer que às vezes simplesmente se perde a ação. O advogado contratado pode não ter explicado muito bem como tudo aconteceu e por isso a sensação (maior) de injustiça.
    Talvez seja o caso de ligar para o último advogado que vc contratou e perguntar exatamente o que aconteceu no seu processo (se não houve nenhuma grave animosidade entre vocês e ainda der pra conversar com civilidade).
    Como eu disse, há chance do(s) advogado(s) não terem sido culpados (as vzes são, é verdade, mas nem sempre, e nem todos!). Um milhão de coisas podem ter acontecido...
    Também cabe dizer que se o advogado agiu com incompetência exagerada (esqueceu prazo, foi negligente no processo, etc.), cabe denúncia no tribunal de Ética da OAB, e até mesmo processo cível contra o advogado, por perdas e danos. Esta denúncia não pode ser anônima e é preciso apresentar provas. E para entrar com processo vai precisar de outro advogado:-) rsrs
    Abraços. Mariana Alonso

    ResponderExcluir
  7. Obrigado! Dra. Mariana
    O Mundo Juridico é muito importante na vida do cidadão e, sempre temos que confiar nos profissionais da area, o que estava querendo era exatamente saber se haveria possibilidade da propria parte verificar o andamento do processo, direto na secretaria da vara que está tramitando o processo. (ali estará a resposta que preciso se houve ou não negligencia de alguem.

    ResponderExcluir
  8. Dra. Mariana, com o arquivamento do processo eu perco os valores depositados em juizo?
    A Sra. teria um modelo de desarquivamento e, dentro desta petição solicitar os valores depositados em juizo na ação de consignação de dividas?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  9. Olá Pedro. Primeiro requeira o desarquivamento - eu não forneço modelo pois não tenho peças de minha autoria circulando na rede, mas tem quem disponibilize. Depois, recomendo que procure um advogado, talvez um amigo, para lhe explicar o que aconteceu no seu caso específico.
    Depois dessa consulta inicial, você decide se é o caso de solicitar os valores (que podem ter sido usados para pagar a dívida, ou parte dela).
    att. Mariana Alonso

    ResponderExcluir
  10. Dra Mariana,para entrar com uma ação contra uma determinada empresa é realmente necessário assinar uma procuração para que o advogado possa agir ou a ação pode ocorrer de uma outra forma?
    É a primeira vez que utilizo os poderes judiciais para tentar resolver um problema ou pelo menos ser ressarcida por conta deles.Confesso que quando recebi a procuração para assinar senti muito receio ,pois apesar de leiga reconheço os poderes de um documento como este.
    Certa de que receberei resposta,atenciosamente,agradeço.

    ResponderExcluir
  11. Olá. A procuração é imprescindível ao advogado; sem ela, não é possível (por lei) representar juridicamente o interesse de outrem.* No entanto, recomendo que haja confiança suficiente no advogado contratado, no sentido de acreditar que ele é responsável e competente para trabalhar em seu melhor interesse.
    Recomendo também colocar no texto da procuração o objeto do contrato de mandato que se estabelece, ou seja, colocar a razão da procuração. Se o procurador/advogado agir contra esses interesses, caberá responsabilizá-lo por isso.
    * Nota: há possibilidades jurídicas que 'adiam' a necessidade da procuração, mas não é o caso. Acontece em situações de urgência, como quando o cliente encontra-se preso, por exemplo.
    abs. Mariana Alonso
    MD Alonso Advocacia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpas mas foi uma unica forma de escrever foi aqui, eu assinei uma procuração acao trabalhista mas meu advogado não entrou com o processo,mas quero desistir . Como eu faço.

      Excluir
  12. Sou a anônima do dia 23 de setembro.Venho através deste agradecer a agilidade de sua resposta e fazer-lhe uma nova pergunta:
    Minha advogada me confessou que usa aquela procuração "um modelo para todos",posso pedir a ela que ao invés de (...)"conferindo a mesma o mais amplo poder em direito permitidos para propor toda e qualquer ação"...) insira no texto (...)"conferindo a mesma poderes apenas para propor a ação contratada"?
    se a resposta for afirmativa esclareça-me se de alguma forma eu seria prejudicada por insuficiência de poderes ao advogado.
    Atenciosamente,agradeço.

    ResponderExcluir
  13. A procuração "ad judicia" é igual a procuração "ad judicia et extra"? Elas se referem aos mesmos assuntos?

    ResponderExcluir
  14. Olá, em resposta aos questionamentos, esclareço que o blog tem, sim, a intenção de prover informações/conhecimento mas, mais que isso, pretendo disseminar uma cultura na qual o advogado seja mais acessível. E essa acessibilidade refere-se principalmente ao cliente. Nesse sentido, recomendo que todas as dúvidas que o cliente tenha sejam repassadas a(o) advogada(o) e que a relação entre cliente e prestador de serviço tenha o necessário espaço para troca de informações, com confiança.

    ResponderExcluir
  15. Olá, companheiros. Um advogado entra na sla de uma comissão sindicante e pede vistas e cópias contra determinado funcionário. Questionado se o mesmo é representante do acusado, ele responde que sim. Questionado se o mesmo dispõe de uma procuração, o mesmo diz não possuir no momento, porém, segundo o mesmo, o estatudo da OAB lhe dá um prazo de cinco dias para apresentara procuração e para dar celeridade põe de próprio punho que é o patrono do acusado que se dispõe a Comissão, dentro do prazo, apresentar a procuração. Dois dias depois o Advogado comparece juntamente com uma testemunha que fora convidada pela comissão. Abertos os trabalhos foi consignado no Termo de Declaração o nome do advogado e durante o interrogatório foi oportunizado ao advogado indagar a testemunha. Uma semana depois convocado o acusado, o mesmo adentra a sala da Comissão com um outro advogado. Questionado se havia dado procuração a outro advogado, o acusado informou que não. Que não autorizoou a nenhum outro advogado a pegar cópias de denúncia contra sua pessoa; O que fazer diante de tal procedimento ? escrevam para o meu email: liviobernard@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. OLA!! GOSTARIA DE SABER SE POSSO NA PROCURAÇÃO RETIRAR A CLAUSA 38, Ñ QUERO DAR ESSES PODERES AO ADVOGADO, MAIS PRECISO PASSAR UMA PROCURAÇÃO PARA ELE DE DIVORCIO,POREM MINHA DUVIDA É SE RETIRAR DA PROCURAÇÃO ESSA CLAUSA ELA VALERA???

    ResponderExcluir
  17. OLÁ MARIANA
    BOM, TENHO UMA DÚVIDA E GOSTARIA DE SUA AJUDA PARA ESCLARECER; NECESSITO VIAJAR Á TRABALHO DURANTE 1 ANO; EU E MINHA FILHA DE MENOR (16 ANOS) SAMOS PENSIONISTAS. TENHO UMA FILHA CASADA DE 30 ANOS; E QUERO FAZER UMA PROCURAÇÃO PARA ELA DE PLENOS PODERES PARA QUE POSSA RESOLVER QUALQUER ASSUNTO DE MEU ENTERESSE E DE SUA IRMÃ DE MENOR. CABE NESSA PROCURAÇÃO "AD JUDICIA E "AD NEGOTIA"; OU SO POSSO FAZER COM UM ADVOGADO ESTA PROCURAÇÃO? SERÁ EM CARTÓRIO OU EM UM FÓRUM?

    DESDE JÁ MEUS AGRADECIMENTOS.

    ResponderExcluir
  18. Olá Alcione, vc pode fazer uma procuração pública em cartório (não necessita advogada). Poderá incluir a cláusula 'ad judicia' que significa que ela poderá contratar advogado em seu nome, mas uma procuração de plenos poderes já é o suficiente (o catório sabe como fazer, não precisa se preocupar com o conteúdo). mas faço uma ressalva, caso tenha conta em banco e sua filha vá cuidar disso, faça uma segunda procuração pública específica para o banco (pode inclusive pedir o modelo próprio que eles fornecem) porque eles são bem 'chatinhos' com isso, e reterão a procuração na agência. Então é isso: faça um proc. pública 'geral' e uma específica para cada banco que vc tiver conta (pública também).

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde, quanto a dar a procuração em nome no advogado, meu esposo faleceu.
    Então fiquei sabendo que a ação que ele impetrou e tantos outros junto, o dinheiro foi para o bolso do advogado, que não repassou nem um centavo aos requerentes.
    Agora eu pergunto, podemos confiar tanto assim ?
    Agora essa ação tenho que entrar contra a filha dele, que nem sei o nome dela e nem o endereço, então ficará perdida para sempre, pois o advogado morreu, foram ações de Policias Militares para reaver seus direitos.
    O advogado DR Osvaldo D'ast de Lima.
    Se alguem souber alguma coisa sobre esse assunto eu agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Oi Dra. Mariana! boa noite,
    Estou a entrar com ação de recuperação de um terreno invadido, e estão construindo uma casa, o ADVOGADO ME PEDIU: XEROX DA CERTIDÃO DE CASAMENTO, RG, CPF MINHA E DA ESPOSA ASSINATURA DE AMBOS NA PROCURAÇÃO, e nesta vem com amplos e total poderes, porem não identifica a ação! que faço? me ajude a fazer o que é mais seguro e correto. Abraços, obrigado, meu e-mail:humbertogomes224@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Olá Humberto,
    esta resposta servirá a muitas pessoas que tem me questionado acerca da procuração que seus advogados fazem.
    A maioria dos advogados usa uma procuração ampla, generalizada; este tipo de procuração tem finalidade de servir para todos os clientes, em (quase) todas as causas; além disso, há os que não colocam a finalidade da procuração (o nome da causa/ação/processo) para que a procuração fique ainda mais genérica, e não precise ser revisada ou alterada para cada cliente de forma específica.
    Não tem nada de errado nisso, não significa que o advogado tem alguma intenção de fazer mau uso da procuração, mas é uma prática que eu, pessoalmente, não faço (sou uma perfeccionista, e faço com o cliente o que gostaria que outro advogado fizesse comigo).
    E mais, sempre que se ingressa com uma ação será necessário juntar ao processo documentos relativos aos autores e ao caso. O advogado é quem avalia quais documentos são necessários.
    Então deixo dois conselhos fundamentais: advogado se escolhe na confiança (e não pelo preço); tendo confiança, é possível conversar tranquilamente com o advogado para tirar dúvidas e pedir que novos termos sejam postos (ou retirados) da procuração.
    Lembre-se que o advogado é um prestador de serviço e você é o cliente!

    ResponderExcluir
  22. Por favor, tire-me uma dúvida!
    Pedi no Cartório Civil de Itaquera, se éra possivel emitir uma procuração de plenos poderes, embora especificando em detalhe a sua finalidade. Trata-se de uma pessoa pensionista do INSS, internada numa clinica de repouso, em consequencia de um AVC e está totalmente impossibilitada de locomoção, visto isto ela precisa nomear a sua irmã como sua bastante procuradora e cuja procuração para melhor desenvolvimento de defender os seus direitos, na minha opinião deverá ser bastante ablangente e para que não cause embaraços junto as instituições que forem necessárias, tais como bancos, inss e outros. obrigado aguardo resposta.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Eu fui participar de uma licitação e vi que uma empresa fez uma procuração para um fúncionário público representar a sua empresa no ato da abertura do processo, mesmo sabendo que o representante não tem vinculo com a empresa, ele pode ter procuração em seu nome para representa-la em licitações?

    ResponderExcluir
  24. Fui procurador um advogado indicado pelo filho de um dos herdeiros. Ele fez Uma Ação de Inventariante, me colocando como suplicante para ser inventariante. Não chamou os outros herdeiros. Cobrou R$ 5.000,00 de honorários antes de começar o inventário paguei. Ele mandou para o juiz que dei despacho para pagar taxas judiciasi no valor R$ 4.000,00, não quiz pagar ele não fez nada e acabei de pagar a ele. Perguntei a ele se eu podia desistir da ação ele disse que eu teria que pagar a ele todo valor que assinei na procuração. Valor total R$ 10.000,00. Os imóveis de herança valem só 200.000,00. Como posso sair dessa situação ele não falou das taxas e outras custas que viram e os outros herdeiros ele nem quer saber, só quer que eu assine procuração também em cartório e que aceite as ideias dele , estou com medo acho que caí no fundo do poço, por favor me oriente. Como sair dessa situação? desde já grata.

    ResponderExcluir
  25. Quanto a pergunta de 2 de agosto, oriento:
    1. há contrato escrito entre advogado e cliente? parece que não. então não foi estabelecida obrigaçãoc de pagar integralmente o advogado. é só não pagar. Pode acontecer dele entrar com processo contra o cliente, e esse será outro problema para resolver.
    2. todo processo de inventário com bens tem imposto a ser pago. primeiro: peça o recibo de pagamento (recibo do ITCMD); segundo: agora que o imposto foi pago, o processo não terá mais grandes custos (se a partilha for amigável). O valor do imposto será abatido do total a receber e todos os herdeiros deixam de ganar um pouco para fazer o pagamento em rateio.

    Veja também (aqui neste blog):

    http://saibamaisdireito.blogspot.com/2009/11/custas-do-processo.html

    http://saibamaisdireito.blogspot.com/2008/10/pra-comear-o-inventrio-o-processo.html#uds-search-results

    http://saibamaisdireito.blogspot.com/2010/09/procuracao-instrumento-do-contrato-de.html

    http://saibamaisdireito.blogspot.com/2008/07/justia-gratuita.html

    ResponderExcluir
  26. Olá, Dra. Mariana.
    Tenho um amigo que contratou uma advogada num processo contra duas empresas, no qual ele havia sido prejudicado, tendo seu nome indevidamente ido parar no SPC/SERASA por conta de uma linha telefônica não autorizada em seu nome, e outra por dívidas em um cartão, onde falsificaram sua assinatura.
    A causa foi ganha e a juíza decretou que o valor pago a cada parte, em comum acordo, seria efetuado em até 15 úteis.
    Já se passaram mais de dois meses e meu amigo não recebeu nenhum contato de sua advogada e, tampouco, o valor que deveria ser depositado em sua conta.
    Ele entrou em contato com a advogada, que manteve a história de que poderia demorar mais que os 15 dias úteis mesmo.
    Vale lembrar que não ficou estipulado exatamente, entre meu amigo e sua advogada, o valor que a mesma receberia pela causa: 20 ou 30% do montante e que ele não passou o número da conta para a advogada, que insistiu que o valor poderia ser depositado na conta dela e, após isso, ela repassaria o valor devido ao seu cliente.
    Isso é normal? Se a juíza afixou máximo de 15 dias úteis para o depósito e, até o dado momento, a advogada mantém o fato de o valor não ter sido depositado.
    Como proceder?

    Desde já, obrigado!

    ResponderExcluir
  27. Corrigindo: em até 15 dias úteis**

    ResponderExcluir
  28. Por favor, doutora! Mande-me resposta sobre o meu problema! Meu comentário anterior foi feito hoje (12/11/2011) a tarde! Obrigada

    ResponderExcluir
  29. sobre o coment. anterior: Não entendi! seu comentário é o de 17 de agosto? por favor, copie e cole o texto e envie para contato@mdalonsoadvocacia.com.br.
    Já te adianto que não faço consultas que são muito específicas, com detalhamento dos casos. Me manisfesto sobre os comentários que entendo serem mais generalizados e que podem ajudar todos os leitores, de modo geral.
    mas envie sua dúvida e eu vejo no que cabe eu me envolver e como posso te ajudar.
    não deixe também de ler os outros posts indicados neste texto (ao final).
    abs.
    abs.

    ResponderExcluir
  30. para não deixar nínguem "tão" sem resposta, existe um site formado por advogados que se prontifica a responder questões jurídicas específicas.
    Como o objetivo deste meu blog é compartilhar conhecimento, divido com vcs esta ferramenta útil:
    http://www.meuadvogado.com.br
    abs.

    ResponderExcluir
  31. meu advogado me pediu uma procuraçao para entrar com pedido de seguro de vida e nescessario isso e o dinheiro quando cair vai cair na conta dele ou dos meus filhos

    ResponderExcluir
  32. assinei uma procuração e me arrependi como devo proceder agora?

    ResponderExcluir
  33. Ola ,boa noite Dra Mariana.
    Gostaria de saber como faço para revogar uma procuração particular,dada a um advogado.

    ResponderExcluir
  34. olá meu nome é Cleide, gostaria de saber se já assinado a procuração posso assinar outra a qual o advogado pede.Motivo, saída do escritório para outro,obrigado!

    ResponderExcluir
  35. Dra. Mariana, contratei um advogado para reever um imovel meu que foi reevendido. Ele me passou esta procuração para eu assinar, o que devo retirar desta procuração? Ou assino com todos estes poderes? MOdelo abaixo. Me responda o mais rapido possivel. Obrigado.

    A quem confere amplos poderes para o foro em geral, com cláusula ad-judicia, em qualquer juízo, Instância ou Tribunal, podendo propor contra quem de direito as ações competentes e defender nas contrárias, seguindo umas e outras, até final decisão, usando dos recursos legais e acompanhando-os, conferindo-lhe, ainda, poderes especiais para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos ou acordos, receber e dar quitação, propor execução, requerer Falência, Habilitar Crédito, propor Ação Ordinária, procedimento sumaríssimo, ação rescisória, embargos, agravos, representando ainda o outorgante, para o fim disposto nos artigos 447 e 448 do Código de Processo Civil, agindo em conjunto ou separadamente, podendo ainda substabelecer este em outrem, com ou sem reservas de iguais poderes, dando tudo por bom, firme e valioso. E especialmente para:

    ResponderExcluir
  36. olá Anônimo, este não é um blog de consultas.
    As vezes respondo questionamentos que entendo servir ao interesse geral, e não particular.
    Sendo eu advogada, informo que atualmente, consultas jurídicas são cobradas por hora. podendo ser feitas por telefone, email ou pessoalmente, caso esteja em Curitiba.
    Fica mais barato conversar com seu advogado:-)
    se preferir: www.mdalonsoadvocacia.com.br

    ResponderExcluir
  37. Olá, Dra. Mariana!
    Uma procuração sem as reservas da cláusula ad judicia para interpor ações, recursos ou defesas perante qualquer Instância, Juízo, Tribunal ou Órgãos Públicos com os poderes
    de acordar, firmar compromissos e termos de caução implicam em que?

    ResponderExcluir
  38. Doutora, desde junho de 2011 eu me separei, e ficou documentado que meu ex teria que me dar dinheiro de uma divida até dia 26 de julho 2011, e vender o carro, ficou estipulado no caso do carro que ele terminaria de pagar as parcelas restantes assumiria toda a divida venderia e daria a minha parte...mas até agora nada...
    Contratei um advogado em Janeiro de 2012, e até agora ele me manda esperar, fiquei sabendo que eu poderia pedir a apreensão do carro e o havará para poder vender, quando informei a meu advogado ele falou que era um absurdo ,que não teria como fazer isso, mas que iria se informar e me daria a resposta. Depois de 2 dias ele me mandou um email ironicamente ele me escreveu assim: "Nãoooooooooo cabe" busca e apreensão do veiculo só a sentença e o que eu propus...detalhe esse advogado é particular,nunca me atende dificilmente falo com ele...e me informaram que ele esta saindo com meu ex marido para festas e baladas...fiquei desconfiada...como devo proceder? gostaria de trocar de advogado, qual percentual que devo pagar a ele até esse ponto que ele chegou? que particularmente até agora ele não fez nada a não ser, não me dar a devida atenção como cliente e ser ironico quando me responde algo...
    Por favor me ajudem estou perdida...
    Grata

    ResponderExcluir
  39. Olá post de 25 de março (meu aniversário!) !
    Sinto pela sua situação, mas somente uma outra assessoria jurídica pode lhe dar as informações precisas.
    Você deve entrar em contato com outro advogado(a), que vai olhar os autos do processo (vai ter que ir ao fórum pegar o processo e dar uma olhada) para lhe dizer como está o andamento do seu caso. Independente disso, se vc não está satisfeita com o tratamento que recebe, deve mesmo mudar de advogado. O quanto vc deve pagar em caso de desistência deve estar no contrato que vc assinou com o advogado. Se não há contrato, veja se entra em acordo amigável e peça conselhois ao seu novo(a) advogado(a). Infelizmente, é certo que isso representará certo custo pois vc estará contratando outro profissional. Boa sorte!
    PS: vc pode tb procurar a OAB (procure no goggle) para formalizar uma reclamação contra qualquer advogado, quando for o caso.

    ResponderExcluir
  40. Ola...
    Acho que fiz uma bobeira. Foi em um advogado para entrar com uma ação trabalhista contra a empresa que trabalhei, foi atendido pelo advogado que me informou que meus direitos não foram respeitados na recisão contratual. Então eu assinei o contrato de prestação de serviço e a procuração para que ele me representar, porem eu não fiquei com nenhuma copia de ambos os documentos! E não consigo mais contactar o advogado. O que devo fazer?

    ResponderExcluir
  41. Olá Sandrinho1983. Se não encontrar o seu advogado (ele não tem escritório?), o melhor a fazer é procurar outro advogado para cuidar do seu caso. Este novo advogado saberá as providências que vc precisa tomar. mas tome cuidado para ler os documentos que assina e ficar com cópia dos mesmos, e também pergunte ao novo advogado todas suas dúvidas, pois ele é contratado para te ajudar, e não para ser mais um problema;-)

    ResponderExcluir
  42. Bom dia Doutora Mariana!
    Gostaria de saber se uma procuração onde consta número do RG errado do Outorgado (um dígito apenas errado) e número da OAB/PR consta um número a mais e não achei o numero na OAB.

    Na folha de Contratos de Honorários o número de OAB está correto, mas só nesta. O endereço do profissional também está com o CEP errado em um dos dígitos, tem como corrigir ainda? Quem devo procurar? Isto pode causar problema futuro?Pesquisando na net pelo nome do profissional, encontrei os erros.

    Se é normal existir tantos erros assim e porque isso e qual poderia ser o motivo disto?
    Por favor, tenho como anular a procuração e fazer outra, uma vez que foi contratado um profissional e o profissional passou para este com os números deste tudo errado.

    Obrigada.

    ResponderExcluir
  43. Olá Anônimo 07 de abril! Provavelmente foram erros de digitação. Não há problema nisso... o máximo que pode acontecer é o juiz pedir novo procuração, com os dados corrigidos. Converse com seu advogado (e ele vai conversar com a estagiária dele:-)Abs.

    ResponderExcluir
  44. Dra. Mariana, passei uma procuração que confere os poderes sem a reserva da clausula ad judicia, podendo interpor qualquer ação, recurso, defesa perante qualquer Instância, Juízo, Tribunal ou Órgãos Públicos, podendo variar, desistir, promover notificações judiciais e extrajudiciais, qualquer medida cautelar, transigir, acordar, firmar compromissos e termos de caução, receber e dar quitações, receber e levantar alvará. Não consta o nome da ação. Poderia o advogado usar minha procuração extrajudicialmente para negociar em meu nome (perante um cartório de notas e títulos, por exemplo, já que é órgão público) ou assinar uma nota promissória em meu nome?
    Grata!

    ResponderExcluir
  45. Meu pai pagava um seguro de vida,ele veio a falecer e os filhos nao recebeu nada do dinheiro,peguei uma advogada que disse pra pagar uma quantia em dinheiro,até hoje ela não deu numero do processo,mudou o telefone,ñao conseguimos falar com ela ja faz 8 anos posso recorrer com outro advogado,os documento ficaram com ela.

    ResponderExcluir
  46. Assinei uma procuração a mesma advogada amiga comum minha e de minha ex companheira. Só que ao apresentar-me a petição homologado vi que estava em desacordo com o cobinado, pois ela nao separou um imovel antes da união estavel. A Advogada não deveria apresentar-me para vista a petição antes da homologação ? Sei que posso pedir anulação da partilha, mas como provar ?
    Não fizemos contrato de prestação de serviços.

    ResponderExcluir
  47. Olá dra.
    Assinei uma procuração para uma advogada, em respeito a uma ação de indenização, nela estava mais ou menos assim: dando poderes dentro e fora de juizo, para receber, dar como quitado, fazer acordos, desistir entre outros..
    sendo leiga, assinei, pois a advogada disse que isso era imprecindível para que ela pudesse trabalhar no processo. Mas lendo o post fico com a dúvida, era necessário ser fora de juizo? e no caso ela pode receber por mim? ou somente assinar como foi recebido? era necessário esses poderes a ela conferidos?
    Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
  48. Prezada Mariana: já dois advogados com quem tentei iniciar uma causa puseram a malfadada cláusula de poderes especiais na procuração, recusando-se a retirá-los, sob a argumentação de que "é a prática do escritório". Incomoda-me especialmente o poder de receber valores. O que posso contra-argumentar, de maneira que a proposta seja irrecusável para o advogado? Como posso forçar que os valores sejam pagos, pelo réu, de maneira separada, para garantir que nem eu possa pôr a mão no dinheiro do advogado, nem ele a mão no meu? Obrigado!

    ResponderExcluir
  49. Olá Unknown. Não existe proposta irrecusável;-) Quanto aos advogados, se vc não se entendeu com eles nem na procuração, melhor continuar procurando... Para que os valores sejam pagos em separado, basta o advogado juntar aos autos no processo, no momento da expedição do alvará para recebimento de valores, o contrato de honorários, que o juiz respeitará o contrato e mandará expedir duas ordens de pagamento, uma para o cliente uma para o advogado (mas isso não tem nada a ver com o réu...). Todo advogado sabe disso!
    Agora, se não há confiança no advogado então nem inicie uma contratação.
    Obs: na prática, o advogado receber valores facilita a vida do profissional, pois ele pode ir sozinho fazer isso - sem ter que marcar horário e acompanhar cada cliente seu... Não há problema se o contrato é bem feito e a relação transparente e ética.
    Obs II: advogado bom custa mais caro... talvez realmente não encontre um tratamento personalizado se o plano é pagar somente ao final da ação. Pese os pró e os contras, mas lembre-se: o barato pode sair caro!
    Obs III: "é a prática do escritório" não é argumento válido! não diz nada! peça pra pessoa pensar numa resposta melhor da próxima vez;-)

    ResponderExcluir
  50. Mariana,me tira uma dúvida.Quem assina procuração é o advogado ou cliente? eo requerimento judicial quem assina o advogado ou cliente?

    ResponderExcluir
  51. Oi. quem a assina a procuração é o cliente. Com a procuração assinada o advogado ganha poderes para REPRESENTAR o cliente, ou seja, agir em nome dele. Assim, quem assina todos os requerimentos judiciais (petições) é o advogado.
    Algumas situações criminais exigem a assinatura de ambos nas petições, mas é exceção. Abs

    ResponderExcluir
  52. Obrigado Mariana tiro minha dúvida =)

    ResponderExcluir
  53. Olá,meu nome é Bruna,sou separada,tenho 2 filhos e,há uns 15 dias,procurei um advogado para entrar com o processo de guarda e 'visitas'..O advogado cobrou R$1.500,parcelei em 15vezes mas me precipitei em contratar os serviços dele pois percebi que não tenho como pagá-lo!Minha dúvida é:Posso desistir do processo,sem pagar nada??

    ResponderExcluir
  54. Boa Noite,

    Minha colega de trabalho entrou com um pedido para recebimento de pensão por morte, seu ex-marido era militar. Contratou os serviços de uma advogada no munícipio onde morava, no entanto, percebeu que a advogada não estava correndo atrás das coisas e tal. Ai resolveu cancelar a "parceria", mandou via correio um documento cancelando a procuração e recebeu hoje por correio um documento que teria que pagar R$ 19.000,00 para a Advogada e o MP colocou que o pagamento deverá ser efetuado em 3 dias, pelo serviço prestado porém ela praticamente não prestou nenhum serviço? Isso esta certo? Ela terá que pagar ?

    ResponderExcluir
  55. olá!mariana minha mãe estava movendo um processo de reivindicatória mas ela veio a falecer no ano passado agora saiu o resultado ela ganhou o proscesso esse processo é válido pra min ou tenho que iniciar um novo processo em meu nome?

    ResponderExcluir
  56. Olá Vaninha, será necessário contratar advogado para que o valor a receber faça parte de processo de inventário. Caso vc já seja a inventariante, em processo já instaurado, o advogado deverá pedir o valor nos autos do processo da ação reivindicatória.
    visite também : www.mdalonsoadvocacia.com.br
    Abs.
    nota: neste blog vc tb encontra informações sobre inventário.

    ResponderExcluir
  57. Dra. Mariana Alonso, completamente leigo em justiça, assinei 3 procurações que um advogado me pediu para me defender numa causa trabalhista. Ele não me deu nenhuma cópia e não me lembro o que dizia nesta procuração. O que o advogado pode estar fazendo com minhas procurações e o que devo fazer? Obrigado!

    ResponderExcluir
  58. Prezado,
    Saudações!
    Há 3 anos e meio entrei com um processo de 1009 páginas,na esfera trabalhista e, mesmo tendo todos os pareceres favoráveis (TST), simplesmente eu não recebia... consegui a lista de bens do réu, os advogados fincaram um acordo, que "disseram ser atraente", eu aceitei pelo desgaste, tudo foi dividido em 10X, a primeira parcela foi paga em 10/07/2012 e até hoje os advogados simplesmente alegam atraso na guia, depois do correio, depois de favores do gerente...enfim, uma enxurrada de desculpas que não compreendo. Consegui, com a advogada da outra parte o ID Depósito e constatei pela aba do Judiciário do CEF que já não existe guia de pagamento para impressão, o que significa que receberam e não repassaram... minha dúvida: o que devo fazer? eles não atendem, não justificam... posso, a essa altura cassar a procuração com direitos de RECEBER? (não me lembro se tinha esse alcance...) mas posso receber diretamente no Banco, uma vez que a Guia vem em meu nome, e o meu CPF e ID confiram minha titularidade? e repassar a eles os honorários devidos? Desculpe os muitos questionamentos, mas foram anos de muita angústia e, aceitei acordo para ter paz e não consigo... Espero que possa me ajudar! Antecipo agradecimentos

    ResponderExcluir
  59. Olá. Faça uma denúncia na OAB de seu Estado. O Tribunal de ética da OAB vai pedir explicações aos Advogados e vc saberá o que aconteceu. se houve apropriaçao do dinheiro, caberá ação cível e criminal. A OAB irá orientá-lo

    ResponderExcluir
  60. Agradeço muito sua resposta... estava receosa em fazer a denúncia, mas vou procurar os meios e usar a OAB para obter os esclarecimentos, que de direito, deveriam ser dados a mim pelos meus procuradores... é uma lástima que tenha que ir até a esse ponto para ter propriedade do que é meu... mas enfim, é Brasil! Obrigada de verdade!

    ResponderExcluir
  61. Boa tarde Doutora,

    Preciso que me ajude. Qual o caminho real que percorre um depósito judicial desde o CEF até o cliente? Detalhes: Processo trabalhista, processo corre em comarca vizinha da do depósito. Os advogados devem ir sacar no banco de origem? devem pedir ao juiz que oficie a CEF a fazer a transferência? e quantos dias de atraso são considerados "normais" nesse caso, antes que alguém faça alguma coisa?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  62. Doutora, só completando o post acima: trata-se de depósito judicial, 1ªparcela de 10, dada em pagamento de acordo homologado. Na guia, consta meu nome e do reclamante.
    Isso aí!

    ResponderExcluir
  63. Corrigindo: meu nome e do RECLAMADO.

    ResponderExcluir
  64. contratei uma advogada que impetrou duas açoes, as duas ações foram extintas sem julgamento de merito.ela nunca me explica o porque isso aconteceu.logo vou perder o prazo para propor novamente as ações, o que devo fazer

    ResponderExcluir
  65. Boa noite,

    Num processo trabalhista com sentença em 2009, em 1ª instancia, foi dado rescisão indireta, mas só agora o juiz pediu, depois de transito, as anotações na minha CTPS. Tenho direito às guias de seguro desemprego e sacar o fgts?

    ResponderExcluir
  66. advogada mariana entendo que nas suas respostas aos leitores vc quiz a todo momento defender seus colegas, e na minha opinião, vc está se mostrando em muitas das respostas uma péssima proficional, pois eu não concordo em dar plenos poderes a uma pessoa que acabei de contratar para defender uma causa trabalhista, qualquer outra, e principalmente onde envolver muito dinheiro, entendo que decisões a ser tomada tem que haver concordância de ambas as partes. e na hora de receber o dinheiro têm que haver a assinatura do advogado e do cliente, junto ao banco;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anônimo de 8 de setembro: quis é com "s"; profissional com "ss".
      De resto, acho que você não leu os posts com atenção, ou tem algo pessoal contra mim. Tanto faz.
      Todo mundo tem direito à sua própria opinião, e eu tenho direito de achar a sua imbecil!

      Excluir
  67. Olá Dr. Mariana , meu tio com minha mãe tinha uma empresa porém essa não foi fechada e meu tio está querendo se aposentar agora e não consegue , acabei assinado uma procuração AD Judicia para ela em nome de sua advogada ,sem ter sido especificado no final para que era , como li ,reli e pedi para ela devolver a procuração , e fazer uma outra especificando , pois bem foi feita , porém ela está me cobrado pela procuração e estou achando muito cara , gostaria de saber qual valor de uma procuração ? Sem contar que provavelmente o juiz terá que fazer outra para abrir inventária segundo a advogada falou e vai ser cobrada também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não existe isso de cobrar pelo ato de fazer a procuração. é o advogado que precisa da procuração para poder trabalhar.
      O que existe é a cobrança pelo serviço a ser executado.
      Alguma coisa não foi bem entendida. pergunte melhor para a advogada e faça um contrato! se não ficar satisfeita, procure outro advogado!

      Excluir
  68. Bom dia Dra. Mariana.
    Gostaria de uma ajuda, meu Pai tem um processo em andamento, porém ele faleceu a advogada dele pediu para nós filhos assinamos uma procuração e um contrato novo para ela na qual colocara nós como herdeiros. Porém não conhecemos a advogada e temos receio em assinar os documentos o contrato que meu Pai assinou na época a multa contratual é muito alta sendo inviável pagamos a multa e depois teremos que pagar um novo advogado, minha duvida é podemos pedir anulação do contrato assinado pelo meu Pai e ficarmos isento de pagar a multa?
    Obs: O processo já está ganho, porém falta a parte de execução pagamento e a advogada disse que esse procedimento pode levar mais 2 ou 3 anos.
    Agradecido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá.
      melhor não assinar nada sem saber bem do que se trata. somente um profissional pode analisar realmente os termos do contrato, as circunst6ancias jurídicas e os processos que existem.
      O jeito vai ser contratar um advogado para dar um parecer. é o mais certo a fazer. mesmo que pague a consulta deste outro advogado.

      Excluir
  69. Boa Noite Mariana
    Gostaria de um esclarecimento seu
    a 7 anos contratei um advogado para me habilitar em um processo contra a união movida pelo meu pai que tinha falecido a 3 anos passado a importância foi dividido para os filhos e fui habilitada já que era filha. Os honorários dele foi 15%. Mas tinha 2 penhora nos autos, quando foi agora o juiz liberou estas duas penhoras e eu sem querer visitando o site da JF vi que estava liberando estes valores ele não me avisou nada e já nem lembrava de mim , mas fez o pedido de Alvará em meu nome. Soube que não preciso pagar nada já que ele recebeu quando me habilitou e fui indagar e ele disse que eu tinha que assinar uma procuração para receber e me cobrou mais 15 %. Gostaria de saber se tenho que pagar a ele ou só a petição que ele fez e qual foi a finalidade desta ultima procuração.
    no aguardo da resposta
    agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. depende do acordo que você fez com ele. entendi que não tem contrato escrito, certo?
      peça para o advogado que vc contratou te explicar toda a situação; se não se entender com o advogado, vai ter que consultar com outro, levando cópia do processo e contando a história de forma detalhada. provavelmente, pagará pela consulta, que é bastante técnica. abs.

      Excluir
  70. Como faço para cassar o "direito de receber em quitar" dado em uma procuração? Há necessidade de uma petição junto à Vara? Como seria a redação?

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, Dr Mariana , recentemente entrei com um pedido de retratação, e uma indenização por danos moral por ter sofrido ASSEDIO MORAL, na empresa que trabalhava, só que quando entrei no seu blog me assustei pois, na procuração que assinei tinha tudo aquilo que dizia no significado e agora posso cancelar este e refazer outro com o determinado por me. tirando o poder dele de;
    confessar, desistir, transigir firmar compromisso, e ate mesmo receber dinheiro.
    é como poderiam colocar ao invés destas palavras.

    ResponderExcluir
  72. Boa noite Dr Mariana,estou com uma duvida enorme.Passei todas informações para uma cliente ou seja deu uma assessoria.E a mesma fez uma acordo extrajudicial depois de 3 semanas junto ao Banco. Tenho direito de receber pela assessoria???Sendo que isso não foi mencionado no contrato..Aguardo resposta.abraços

    ResponderExcluir
  73. Foi acordado com a mesma,q pagaria no final do processo em caso de êxito na demanda os 20 por cento.sendo que não ocorreu o mesmo por conta do acordo extrajucial q a mesma fez com o Banco..Tenho algum direito??

    ResponderExcluir
  74. Há vinte e cinco anos mediante a morte de nosso Pai eu e minha irmã assumimos uma causa que esta prestes a ser deferida em nosso favor. Quando era vivo nosso Pai sempre nos pedia para que em sua ausência não fizesse acordo (pois ele sabia que seria um longo caminho), mesmo que esse acordo fosse para receber em dobro (pois na época que ele propôs acordo foi muito humilhado), e o que importava era a sentença do Juiz.
    Agora na reta final nosso atual advogado nos cerca falando que é muito dinheiro e que se ele quiser pode entrar em acordo.
    Posso caçar a atual procuração e constituir o mesmo advogado em uma nova procuração sem passar o direito para que ele faça o acordo? Para nós não importa que demande mais 25 anos ou que no futuro percamos a ação, o que apenas importa é honrar nosso Pai. Obrigado.

    ResponderExcluir
  75. sugiro - mesmo! - conversar bastante com seu advogado e expor os motivos que te levam a ter essa decisão. ouça o que ele vai te falar. ser intransigente pode, sim, ser muito ruim para você (juridicamente falando). "demitindo ou não seu advogado", acredito que ele tem valores a receber (pergunte para ele). se achar que não foi bem informada, faça uma consulta com outro advogado. o valor da consulta costuma ser de R$ 300,00, aqui no PR. em outro estado o valor pode ser diferente.
    se vc for do PR, eu posso trabalhar com vc. mas sugiro que fale antes com seu advogado.

    ResponderExcluir
  76. Olá Boa Tarde,dizem que existe uma Procuração criminal em meu nome mais eu não assinei nada e nem estou ciente de nada o que eu faço .

    ResponderExcluir
  77. Dr.mim adiciona maria.verdinho@hotmail.com

    ResponderExcluir
  78. Boa noite Dra. Mariana! Meu advogado não ta dando a mínima importância para meu processo de inventário não consigo falar com ele,ñ. encontro no eacritorio, ele tbm. não me liga para nada. Minha dúvida. é se tem possibilidade dele ter recebido o dinheiro do inventário sem me dar satisfação. Obrigado.

    ResponderExcluir
  79. fcs olá DR mariana recentemente mim separei e fiz uma procuração de divorcio no cartório da minha cidade e partilha de bens dei a parte da ex em dinheiro e fiquei com imóvel mas no momento estamos pensando em voltar mas ai vem a pergunta como que fica a procuração que nós fizemos ele volta ter direitos dos bens meus se nós reatar o casamento

    ResponderExcluir
  80. Bom dia ,Estou com uma duvida contratei um advogado para fazer a revisória,o processo foi a adiante e pediu mais alguns documentos porem o advogado não me comunicou o banco entrou com um liminar de busca e apreensão e o advogado novamente nada fez,o banco então mandou um termo de entrega amigável para quitação da divida o qual aceitei porem o advogado se recusa assinar a minuta de exclusão do processo pedindo honorários.o que posso fazer?

    ResponderExcluir
  81. Então gostaria muito que me responde-se uma dúvida eu contratei um advogado pessímo por sinal não atende minhas ligações e quando consigo falar com ele me trata super mau não sei mais o que fazer pra onde correr realmente to sem saída,vc sabe me dizer o que posso fazer.e quais são os meus direitos como cliente ,posso desfazer o contrato não me sinto mais segura com ele .desde já te agradeço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com meu escritório : (41) 3319-7207 ou email contato@mdalonsoadvocacia.com.br

      Excluir
  82. Procurei um advogado para entrar com uma acao de oferecimento de alimento pars minha filha de 2 meses e regulamentacao de visitas, ele me deu uma procuracao dando amplos e ilimitados poderes ad judicia e NEGOTIA et extra. Nao especificou o motivo da procuracao e nao colocou validade nela.
    Pergunto: este NEGOTIA é necessaria para este tipo de acao?? Estou preocupado.

    Claudio.

    ResponderExcluir
  83. embora eu nao entenda de direito, o advogado me mandou uma procuracao para assinar e eu nao assinei e ele respondeu por mim,eu queria saber,ja que o processo estar ativo embora a advogada recebeu e me passou o valor que considerei baixo

    ResponderExcluir
  84. Fui ao sidicato para entrar com uma acao de apoesntadadoria especial,o advogado disse me que seria possivel.mas teria que entrar com o pedido no inss para depois entrar com a acao pois sabia ele que seria negada aposentadoria pelo innss, assim feito e assim fato.Voltei depois de hum ano com a negacao do inss ao advogado para impretrar processo.mas o mesmo havia mudado do sindicato, tive que entao dar uma carta em branco para o outro advogado assumir o caso..apos dez anos saiu a decisao a meu favor , com correcao da aposentadori e mais algum a receber como atrsado,porem meu advogado nao me informou nada absolutamente nada em todos esses anos com estava o andamento do meu processo, agora tenho que pagar 30% mais imposto de renda dele e diz que depois eu recupero isso., ha ai uma possibilidade de negociar ou nao, e ainda no inicio assinei uma carta de que nao poderia arcar com essa conta e aceito pela sr juiza conforme acordao, onde cita o fato, mesmo assim ele quer os trinta por cento mais o imposto dele renda pagoNao quero afirmar que o mesmo nao tenha que receber por seu trabahlo ,mas sim que devba se haver um a lei que impessa sair tao salgado ,pois o advogado sempre fica coma maior parte

    ResponderExcluir
  85. Eu tinha 02 processos de Inventário na Defensoria Publica, mas por orientação de um Advogado que me disse que ficaria pronto em 30 dias, eu acreditei e passei para ele no ano de 2008. Paguei R$2.000,00 referentes ao primeiro processo e o outro fiquei de pagar no final, quando saísse os valores que tinha para receber neste processo, os valores nunca fizeram parte deste processo, sempre foram trabalhistas. Quando o Setor de precatórios enviou os valores para a Vara de Órfãos, ele de imediato se interessou em olhar o processo, uma vez que já havia sido intimado várias vezes sem comparecer para cumprir com o que o Juiz pedia. Após isto, ele fez uma procuração cobrando 05% de cada herdeiro com amplos poderes e tirando totalmente o poder da Inventariante e também herdeira que sempre acompanhou o processo e teve gastos sozinha sem a ajuda de ninguém. Eu pergunto: Ele tem direito na causa trabalhista, uma vez que ele não trabalhou nesta causa que é de 1990. Os valores foram enviados à Vara de Órfãos e Sucessões, no meu entender para ser partilhado entre a quem de direito. Tem um imóvel que foi vendido antes do Inventário, mas entrou no Inventário, ele pode ser retirado do Inventário? O Advogado ficou de fazer Adjudicação em nome do novo Proprietário, agora ele cobrou mais R$500,00 por fora para fazer Usucapião, eu não estou concordando com isto, acho que a Adjudicação é mais rápida e ele não teria mais o que cobrar.
    O Advogado trabalhista já não recebe do Estado os seus honorários de Sucumbência? E se eu não assinar procuração para ele, eu posso ser prejudicada neste processo? Como devo proceder?
    Foi assinada Procuraçõo com o Advogado trabalhista, pois o mesmo me enganou dizendo que não havia recebido nada, e por isso assinei, eu estava sem Óculos e quando cheguei em casa, vi a besteira que fiz. Logo que percebi o que ele fez comigo, pedi revogação com AR., isso ainda dá o direito para que ele receba esses valores?
    Por favor preciso de uma resposta.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, seria leviano da minha parte te orientar sem conversar com vc sobre a situação e esclarescer detalhes. Sempre que houver dúvidas sobre o andamento de um processo, será necessário pagar uma conslta a outro advogado para que ele possa verificar a situação e lhe passar uma orientação. Se vc estiver em Curitiba, eu posso lhe atender. Se estiver em outra cidade, sugiro procurar um advogado no site www.meuadvogado.com.br e marcar uma consulta. E, claro, se tiver possibilidade, converse com o advogado que já está constituído para esclarescer toda a situação. Você pode pedir um relatório de tudo que foi feito e, possivelmente, perceberá se o advogado atuou ou não com o devido zelo.
      Obs: os honorários de sucumbência não se confundem com os honorários que o cliente paga, estes são os contratuais e são devidos independente de haver ou não ganho de causa (exceto se for combinado de outra forma pelo cliente e advogado).
      No mais, é fundamental ter CONTRATO ESCRITO e ler antes de assinar qualquer coisa. Isso vale para todas as relações jurídicas, e não só com advogado!
      abs.
      Mariana Alonso
      (41) 3319-7207

      Excluir
  86. boa tarde drª, gostaria de saber como faço para retirar os "poderes" de uma determinada advogada de receber por mim o valor depositado fruto de um acerto com meu ex patrono na justiça do trabalho, estou insatisfeito com os serviços prestados pela mesma pois o dinheiro cai na conta em um dia "x" e ela demora quase 20 dias para repassar-me o valor.

    ResponderExcluir
  87. Gostaria de saber,ganhei um acordo com uma empresa e a juíza estipulou 20 dias uteis para fazer o deposito,porém a minha advogada que tem a procuração assinada por mim me informou que so irei receber daqui a 4 meses. Isso procede.

    ResponderExcluir
  88. Estou no processo final de inventário e meu irmão quer esperar a decisão da juiza para entra com um recurso.
    Não quero isso, pretendo acatar a decisão da juiza e pronto ....
    Posso pedir , quando for pagar os honorários do advogado, a revogação da procuração que eu dei para ele.
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  89. Bom dia Dra Marina assinei uma procuraçao meu advogado para ele atuar processo denizaçao, dpvt etc, devido aciduvidente de tive fratura exposta aberta Tibia e ainda estou entratamento. A dúvida é que o advogado disse que tem esperar fim tratamento para saber grau da gravidade se vai ter sequelas para poder citar mesmo processo. ll. duvida no texo da procuraçao diz que plenos poderes para receber individual ou coletivamente.


    OBRIGADA,

    ResponderExcluir
  90. Olá,minha advogada entrou com pedido de indenização contra uma empresa a 6 anos pois meu marido perdeu metade do dedo em uma das maquinas,porém ela nunca nos forneceu o numero do processo e da vara ,mais eu confiava nela..Porem meu marido veio a falecer e ela me disse que nao adiantava mais prosseguir.Foi então que comecei a desconfiar e pedi novamente o numero do processo e da vara e ela disse que a empresa nao foi localizada e so tinha um numero de protocolo ela tremia e suava quando eu perguntava do numero.Tenho certeza que o dono da empresa molhou a mão dela ..Como devo agir nesse caso? estou desesperada !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um advogado saberá localizar o processo e, eventualmente, tomar todas as medidas necessárias, inclusive, verificar se há possibilidade de processar a advogada e pedir indenização (se houve negligência, por exemplo).
      Se quiser, estou disponível para contratação: alonso@mdalonsoadvocacia.com.br

      Excluir
    2. Em 2014 eu entrei com revisional do meu veículo porém ouve um acordo entre eu e o banco onde quitei o valor do contrato porém o banco me enviou uma MINUTA sou leigo então faço a seguinte pergunta o que devo fazer já que tenho algumas parcelas que foi paga que não precisou se utilizadas no acordo como faço pra receber esses depósitos que estar depositado em juixo

      Excluir
  91. Dra Mariana, boa noite, estou com uma causa na justiça que já dura anos e foi tratada inicialmente por um advogado que em todos os sentidos não deu certo , perdeu prazos e acabou complicando uma causa que inicialmente teria sido muito simples resolver. Por inexperiência acabei levando a pior. Agora um outro advogado cuida do processo . O mesmo já esta no STJ. Gostaria que a senhora me respondesse se nessa altura é possível revogar a procuração e transferi la para um terceiro advogado? Que implicações isso teria para o desenrolar do processo, pois não sei se atrapalharia ainda mais. Caso seja possível como devo agir?
    Agradeço desde já por sua atenção

    ResponderExcluir
  92. Tenho uma herança de minha avó materna para receber já assinei uma procuração,o inventario já foi feito,e a casa dela vendida,ao todo será dividido em 5 tios e meu pai(que já faleceu)e meus outros dois irmãos,eu tenho que assinar em juízo ou a procuração que eu fiz já basta, para eu não ter que ir para SÃO PAULO assinar ?

    ResponderExcluir
  93. Estou pensando em me separar, mas meu advogado não me dá espaço pra se quer dizer algo, é como se ele soubesse de tudo não me tira nenhuma dúvida e ainda é muito ignorante, a ponto de mandar eu ficar quieta, o quê eu faço ?

    ResponderExcluir
  94. Hola estou prescisando de conselhos ( ajuda urgente )
    Contratei uma advogada para defender os direito do meu filho !
    Faz 6 mes e ela nao me da nenhuma informaçoes !
    No inicio ela me pediu uma procuraçao que nao tem validada de vencimento !?
    Depois ela me pediu outra procuçao a mesma e simplesme explicou que a primeira procuraçao nao vale , para a outra açao ! ( isto pode acontecer ??)
    Quando se trada de duas açoes
    Primeira açao para receber os valores em atrasos!
    A sengunda açao seria para os 3 mes que o pai de meu filho nao paga a pensao (so uma vez 3 mes que ele nao paga que ela podia pedir a prisao )?
    Segundo minha advogada ele foi citado dia 10 /12/2014
    Eu pedi se ela ta tinha recebido!
    Simplesmente minha Adv me respondeu que leva tempo !
    Isto e normal ???( sendo que ela so estava esperando dar 3 mes para pedir a prisao )
    Eu li na internete que em 3 dias uma vez ele citado por o juiz se ele nao paga e prisao , e verdade ?
    Senhores Metre por favor presciso tirar minha duvidas e o que fazer !
    Julie.fr@bol.com.br

    ResponderExcluir
  95. BOM DIA MEU ESPOSO É APOSENTADO POR INVALIDEZ TOTAL E PERMANENTE PELA JF ELE É PORTADOR DE DOENÇA MENTAL CRONICA CID F33.3.A ADVOGADA QUE O APOSENTOU MUDOU DE CIDADE E AI FOMOS EM OUTRO ADVOGADO PARA REQUERER O DIREITO DE 25% SOBRE O BENEFICIO DELE, PAGAMOS 4 SALARIOS MINIMOS ADIANTADOS E ELES NÃO PROTOCOLARAM OS DOCUMENTOS QUE LEVARAM A REQUERER ESTE VALOR DE 25%. DEIXEI COM ELES VARIOS LAUDOS DA PSIQUIATRA DO SUS PEDINDO UM ACOMPANHANTE 24 HORAS POR DIA PARA MEU ESPOSO PORQUE MUDOU O CID PARA ESQUIZOFRENIA PARANOIDE CRONICA CID F20 E F20.4 DEIXAMOS AINDA A INTERDIÇÃO
    JUDICIAL DO MEU ESPOSO E EU FUI NOMEADA SUA CURADORA, DEIXAMOS O LAUDO DA CARDIOLOGISTA CONSTANDO CARDIOPATIA GRAVE E O LAUDO CONSTANDO QUE MEU ESPOSO TEM HEPATITE CRONICA C CID B18 E AS RECEITAS DOS MEDICAMENTOS PARA A ESQUIZOFRENIA QUE SÃO CONTROLADOS E SÃO 9 MEDICAMENTOS AO TODO. RESOLVEMOS IR A JUSTIÇA FEDERAL E DAR UMA OLHADA NO PROCESSO E NO PROCESSO SÓ CONSTAVA OS DOCUMENTOS DE QUANDO ELE FOI APOSENTADO E FOMOS FALAR COM OS ADVOGADOS E ELES AFIRMARAM QUE TINHA OS LAUDOS NA PASTA DO PROCESSO E NO OUTRO DIA NOS LIGOU E PEDIU PARA IRMOS LA VER O LAUDO DA PSIQUIATRA E FOMOS E REALMENTE TINHA O LAUDO NA PASTA. DEPOIS DE UM MES VOLTAMOS A JF E OLHAMOS O PROCESSO E NÃO CONSTAVA OS LAUDOS DA PSIQUIATRA. AI ACHAMOS QUE ELES ESTÃO FAZENDO ALGUMA COISA ESTRANHA PORQUE O PROCESSO QUE ESTA LA NA JF ESTA SEM NENHUM DESSES DOCUMENTOS ACIMA CITADO VOLTAMOS A FALAR COM O ADVOGADO CHEFE E ELE DISSE SE A OUTRA ADVOGADA FEZ ISSO FOI TALVEZ UMA ESTRATEGIA DELA POR EXEMPLO EU QUE SOU O CLIENTE CONHEÇO A LEI 12.008/9 QUE ELES NEM PROTOCOLARAM NO PROCESSO EU ESTOU ASSUSTADO PORQUE MEU ESPOSO TEVE UMA DISCUÇÃO COM ESTE ADVOGADO POR UM MESMO ERRO FEITO POR OUTRO ADVOGADO QUE JA NÃO TRABALHA MAIS COM ELE. MEU ESPOSO JA PAGOU 4 SALARIOS MINIMOS E AGORA DEPOIS DE UM ANO ELE TROCOU AS NOSSAS CHANCES DE 90% PARA 50% COM TODA A DOCUMENTAÇÃO PASSADAS PARA ELES E O JUIZ ESCREVE NO PROCESSO QUE NÃO ENCONTRA PROVAS QUE DE ALTERAÇÃO NO PROCESSO DO MEU ESPOSO. EN FIM MESMO QUE EU PERCA OS HONORARIOS JA PAGO PARA ELES ELES PODEM COBRAR MAIS ALGUMA COISA SE EU DESPENSAR OS SERVIÇOS DE E CONTRATAR UM OUTRO ADVOGADO E SE CASO TROCAR O ADVOGADO O NOVO ADVOGADO PODE PEGAR O PROCESSO EM ANDAMENTO OU TEM QUE COMEÇAR TUDO DE NOVO. OBRIGADA PELO ESPAÇO E TENHAM JUNTO COM SEUS FAMILIARES UM FINAL DE SEMANA ABENÇOADO PO DEUS NA PESSOA NA PESSOA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. AGUARDO SE POSSIVEU UM RETORNO DE VOCES.

    ResponderExcluir
  96. Dra. Mariana,
    boa tarde
    Tenho uma dúvida: para inventário no caso da viúva ser totalmente incapaz (doença mental) é possível realizar o inventário pelo cartório (extrajudicial).

    ResponderExcluir
  97. No caso de rescisão indireta, o advogado tem direito sobre o FGTS que já estava depositado há anos também? Ou só sobre o que a empresa não havia depositado mais os 40%? Obrigada!

    ResponderExcluir
  98. Boa noite.
    Dr. Mariana,
    vi no site processo trabalhista um valor que iria receber de causa ganha mas o meu advogado disse que o valor era bem menor gostaria de entender essa situação

    ResponderExcluir
  99. Anônimo é a minha mesma pergunta ,advogada me ligou e disse que ia depositar na minha conta como sem assinar nada como eu vou saber o valor exato que ela pegou pra me passar?

    ResponderExcluir
  100. Eu estava acompanhando o meu processo e a minha advogada tirou o seti da minha pagina e eu ñ sei como esta o andamento do processo, pq eu dei a ela uma procuração , agora ñ sei se minha aposentadoria foi concedida ou não...Pq ela tem todo o poder nas mãos para fazer qualquer coisa estou preocupado pq faz 5 anos que esta correndo na justiça federal?

    ResponderExcluir
  101. Boa Tarde, tive um funcionário que trabalhou na empresa no período de Novembro/2012 até Fevereiro/2013, entrou com ação trabalhista e o advogado que ele contratou encaminhou a notificação para outro endereço, foi ao cartório de registro de PJ e baixou uma copia do Contrato Social da abertura da empresa em 2008, onde constavam outros sócios na época, porem houve diferentes alterações após a data de 2008, em 2009/2010,2011,2014, a de 2009, alterando o quadro societário e o endereço da empresa, além do capital social, conclusão, nunca fomos informados da tal ação trabalhista, fomos julgados a revelia e positivados através da CNDT, hoje para conseguir negativar a empresa junto ao Ministério do Trabalho, preciso pagar o que o sr. advogado quer, dentre outras coisas um valor de R$ 4.000,00 referente a Seguro Desemprego do funcionário, mesmo não tendo direito, pois somente trabalhou 4 meses. Srs., estou sem rumo e me sentindo um idiota ante tanta injustiça e o pior o artificio baixo utilizado por alguém que teoricamente teria ou deveria prezar pela justiça..., como poderia proceder ante tal situação, será que a OAB poderia me orientar..?

    ResponderExcluir
  102. Quando você não tem endereço profissional, coloca qual endereço na procuração?

    ResponderExcluir
  103. bom dia, estou com um problema com uma advogada, e tenho umas duvidas, a 2 anos eu peguei eles para ver sobre um financeamento de carro, mas decorrido este prazo eu mesmo quitei o carro com o banco,no inicio da acao eu paguei a eles 1750,00 o qual me disseram ser o unico valor a pagar, agora me dizem que tenho que pagar mais 1750,00 ou vao pedir penhora de bens e me colocar no spc, eu pedi que me mandassem a copia do contrato e da procuracao, e eles se negaram a fazer isso, como vou pagar algo se nao sei se la diz que devo pagar,e eles podem me negar a dar uma copia do contrato e da procuracao, ja que nao me deram isso nunca.
    me ajude se puder, ja nao sei como fazer .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. seu problema requer uma consulta jurídica. Eu estou disponível por telefone, skype ou em reunião pessoal. O valor da consulta é R$ 200,00.

      Excluir
  104. Bom dia gostaria de saber o que posso fazer paguei o valor de R$ 500,00 pata um advogado desarquivar meu processo de iiberação de alvara e para minha tristeza descobrir que no dia 15/06/2015 o processo estava carga/vista dom advogado e meu dinheiro sumiu da conta judicial, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  105. Boa tarde! Gostaria de sua opinião: meu pai faleceu e morava em outra cidade, recebi uma procuração, para 7 advogados e 1 estagiário, ad judicia et extra "...conferindo-lhes poderes especiais para confessar, desistir, transigir, firmar compromissos e acordor, receber e dar quitações..." Há necessidade de tantos poderes para um inventário?? explicando que esses advogados são da cidade de meu pai, contratados pela esposa de meu pai. Devo recusar assinar e pedir para que me enviem outra procuração, dando poderes apenas para o inventário? Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  106. QUERIA SABER QUE EM 2008 GANHEI UMA CAUSA E SO EM 2015
    FIQUEI SABENDO QUE TINHA UM DINHEIRO PRA RECEBE PELO SISTEMA RPV O MEU ADVOGADO PODERIA RECEBER SEM EU SABER NO QUAL ELE NÃO SABIA MEU PARADEIRO,NESSA SITUAÇÃO COMO FAÇO

    ResponderExcluir
  107. Boa tarde! Ganhei uma causa e o Dinheiro deveria ser depositado 48 horas depois. O dinheiro ja foi depositado e é o advogado quem vai receber. quanto tempo depois ele consegue sacar o dinheiro,pois ele disse que ainda demoraria uns 15 dias. Isso procede? O que ele ainda tem que fazer para sacar esse dinheiro que ainda leva todos esses dias? E ele pode sacar sem minha presença? Como isso é Feito? Pode me Dizer? Desde ja Obrigado

    ResponderExcluir
  108. Um cliente pode receber um alvara sem a presença de seu advogado

    ResponderExcluir
  109. Eu assinei uma procuração para uma ação trabalhista mas meu advogado nao entrou com o processo,porem quero desistir isso vai me prejudica como devo agir.

    ResponderExcluir
  110. Olá dona Mariana.faço depósito em juízo,tenho na conta 8.500,recebi uma proposta de 6.470 para líquida a dívida de um carro financiado.minha dúvida e com quem fica o restante do dinheiro?obrigado

    ResponderExcluir
  111. Boa tarde, minha mãe tem 60 anos, e assinou uma procuração para um advogado que mal conhecia dando poderes ilimitados a respeito de um inventário da minha avó, com isso, fiquei muito preocupado e gostaria de saber se existe algum risco deste advogado agir de má fé em relação a esta procuração, o que ele pode fazer com esta procuração em mãos e como posso anular esta procuração? obrigado

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde, minha mãe tem 60 anos, e assinou uma procuração para um advogado que mal conhecia dando poderes ilimitados a respeito de um inventário da minha avó, com isso, fiquei muito preocupado e gostaria de saber se existe algum risco deste advogado agir de má fé em relação a esta procuração, o que ele pode fazer com esta procuração em mãos e como posso anular esta procuração? obrigado

    ResponderExcluir
  113. ESTE NÃO É UM SITE DE CONSULTAS GRATUITAS. ISTO, INCLUSIVE, É VEDADO PELO CÓDIGO DE ÉTICA DA OAB.
    A INTERNET É APENAS UMA FONTE DE INFORMAÇÃO, NUNCA UM PARECER TÉCNICO.
    SE HÁ, EFETIVAMENTE, UM PROBLEMA JURÍDICO QUE PRECISA DE SOLUÇÃO, É NECESSÁRIO CONTRATAR UM ADVOGADO.
    SE CONTRATOU UM ADVOGADO E NÃO ESTÁ SATISFEITO, DEVE PROCURAR OUTRO PROFISSIONAL.
    ADVOGADOS VIVEM DE HONORÁRIOS; VENDEM SEU TEMPO E CONHECIMENTO. ADVOGADOS SÃO CONTRATADOS PARA RESOLVER PROBLEMAS DE TERCEIROS E DEVEM SER REMUNERADOS DE ACORDO.
    "HONORÁRIOS NÃO SÃO GORJETA"

    MARIANA ALONSO
    OAB/PR 46098

    ResponderExcluir
  114. ARRUMEI UM ADVOGADO E ELE AINDA NÃO TEM NENHUMA PROCURAÇÃO MINHA ELE FOI APENAS NA PRIMEIRA AUDIÊNCIA E NÃO FOI FEITA A CONCILIAÇÃO A EMPRESA QUE COLOQUEI NA JUSTIÇA ME OFERECEU 3000,00 REAIS E ELE COBROU 30% ACHEI MUITO SERA QUE DEVO PAGAR

    ResponderExcluir
  115. ARRUMEI UM ADVOGADO E ELE AINDA NÃO TEM NENHUMA PROCURAÇÃO MINHA ELE FOI APENAS NA PRIMEIRA AUDIÊNCIA E NÃO FOI FEITA A CONCILIAÇÃO A EMPRESA QUE COLOQUEI NA JUSTIÇA ME OFERECEU 3000,00 REAIS E ELE COBROU 30% ACHEI MUITO SERA QUE DEVO PAGAR

    ResponderExcluir
  116. Vou morar fora do Brasil e estou jogando a empresa que eu trabalhava na justiça, porém não poderei estar presente nas audiências, pois preciso viajar de imediato, pois consegui um trabalho. Um advogado pode assumir por mim com procuração?

    ResponderExcluir
  117. Minha mãe faz parte do grupo de bebeficiáros das antogas ferrovias paulista (FEPASA). Atualmente os advogdos estao pedindo a documrntsaçao dos herdeiros. Ocorre que meu pai tem 82 anos, sofreu duas isqwemias cerebrais e assina irregularmente e sem muita definiçao embora esteja lúcido. A advocada falou acerca de uma procuração por instrumento público feita pelo cartório...Como funciona isso?

    ResponderExcluir
  118. Eu sempre acompanhei o meu processo pelo Prejud do Pr e ontem deu acesso negado esta escrito você não pussui permissão para executar esta ação o que eu preciso para poder acompanha o meu processo espero que possão me ajudar

    ResponderExcluir
  119. Meu Pai foi assassinado em 2013 e como estou morando fora do País meus irmãos pediram para eu assinar a procuração que me mandaram Porém eu nunca recebi nem a minha parte da herança e nem o papel especificando o valor. Tem alguma maneira de eu recorrer mesmo que seja somente para eu saber o montante?

    ResponderExcluir
  120. Meu Pai foi assassinado em 2013 e como estou morando fora do País meus irmãos pediram para eu assinar a procuração que me mandaram Porém eu nunca recebi nem a minha parte da herança e nem o papel especificando o valor. Tem alguma maneira de eu recorrer mesmo que seja somente para eu saber o montante?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é necessário contratar advogado para orientar e eventualmente atuar em seu favor. a advocacia é uma profissão técnica e os conhecimentos do profissional são fruto de estudo e experiência.

      Excluir
    2. Eu entendo, meu Pai era advogado e tinha muitos bens, só gostaria de saber se existe a possibilidade de um dia eu descobrir o quanto fui lesada. Estou morando nos USA por 24 anos e perdi todos meus contatos. Já que me mudei com somente 20 anos. Tenho muita família, aliás muitos advogados, mas não acho adequado que eles saibam de coisas que os tragam tristeza e desapontamento. Não tenho por onde começar Preciso saber se há um jeito ou não. E se alguém poderia me indicar. Será um prazer pagar os honorários 🙏🏻

      Excluir
  121. Bom dia gostaria de saber se minha advogada qdo ganhou a causa,de uma batida de carro a 3 anos e so agora saiu,tem que me dar um papel do juizcom o valor,pois ela depositou de sua conta um valor bem menor.agradeço desde ja.Bom dia

    ResponderExcluir
  122. Boa noite , gostaria de saber como faço pra trocar de advogado em caso de falecimento do mesmo.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  123. Boa tarde
    Eu tenho um processo contra o inss e já está ganho o juiz ja mandou para os cálculos. Só que durante esse tempo eu troquei meu primeiro nome. É agora a advogada quer que eu assine outra procuracao pra ela. A necessidade mesmo ? Pois já está ganho o processo

    ResponderExcluir
  124. Boa tarde, gostaria de esclarecer uma duvida, estava uma relação de união estável após separar, recebi uma intimação que minha ex pede divisão de bens, meses após isso conversamos e ela esta morando fora e não vai comparecer e não tem mais interesse em prosseguir com ação, eu posso cancelar o contrato com meu advogado quanto devo pagar a ele, audiência de concilhaçao será dia 28/08/2016.

    Grato!

    ResponderExcluir
  125. Bom dia! Ao ler a postagem sobre A importância da procuração ao advogado me ocorreu uma duvida. Estou como réu em um processo por ter sido avalista. Procurei um advogado que me orientou muito erroneamente. Assinei uma procuração com um grande rol de poderes especiais, que acredito ser padrão dele para todos os clientes. Mas acabei conseguindo pessoalmente fazer um acordo com o autor do processo. Devido o advogado não ser confiável, minha preocupação é: E agora a procuração que ele possui assinada por mim é válida ainda? Tenho que procurá-lo para pegar essa procuração de volta? Ele poderá fazer algum procedimento ou negociação em outra momento ou em outra situação usando essa procuração? Que riscos estou correndo por ele ter essa procuração assinada por mim?

    ResponderExcluir
  126. Bom dia. Gostaria de saber se ao cancelar uma procuração, as procurações que foram substabelecidas pelo procurador, também terão que ser canceladas. isto é, cancelando a original as que foram substabelecidas estarão igualmente canceladas?

    ResponderExcluir
  127. Prezada Dra. Mariana, recorrendo ao Google para tirar umas dúvidas quanto à procuração pretendida por um advogado, deparei-me com seu interessante blog. Esperando que ainda tenha a mesma boa vontade, pergunto:
    1- Uma ação geral e ampla(*) (sem especificar o objeto da mesma), permite ao advogado entrar com uma outra ação, à minha revelia, diferente da contratada?
    (*) --> .........AD JUDICIA ET EXTRA, para o foro em geral, em qualquer Juízo, Instância ou Tribunal a fim de que pratiquem em suas defesas e interesses, todos os atos judiciais e extrajudiciais, podendo propor ações, variar, desistir de ações,...........

    2- E qual a durabilidade de uma procuração desse porte, se ela não vier com esta informação ?

    E.T.1--> É uma ação de danos materias e morais contra uma companhia aérea.

    E.T.2--> Houve a inclusão da maioria dos itens do art. 34. Porém minha preocupação é que esta procuração sirva para o advogado em ações que não do meu conhecimento.

    Grato, José Almeida, RJ.

    ResponderExcluir
  128. Boa noite
    Comprei um imóvel onde que passou a escritura foi um procurador .
    Agora a pessoa que vendeu se arrependeu depois de 3anos alegando que não recebeu mentindo. Onde moveu uma ação em cima de mim e de seu procurador ,sendo que até agora ele não revolgou a procuração de seu procurador.sera com a procuração ativa ainda o procurador pode pedir a extinção desse processo?

    ResponderExcluir
  129. Quero encerrar o processo contra o meu ex. Mas o meu advogado ta cobrando 1500 de honorários e eu não tenho esse dinheiro pra pagar o q devo fazer?

    ResponderExcluir
  130. foi outorga procuração a um advogado para atual num inventário com vários herdeiros. foi requerido alvará para venda de imóvel sem o o consentido de um herdeiro. no instrumento de procuração não consta poderes para requerer alvará para venda de BENS IMÓVEIS. Poderia o advogado pleitar o alvará para alienação de bem imóvel sem poderes expressos para tanto.

    ResponderExcluir
  131. Assinei um procuração para meu advogado por uma causa que durou 10 anos, quando foi depositado na para mim ele fez um alvará e transferiu o dinheiro para ele, e nunca me avisou que tinha finalizado o processo, sempre quando questionava dizia que não tinha nenhuma resposta, depois de 5 anos descobri o que ele fez, o que eu faço para ter meus dinheiro de volta

    ResponderExcluir
  132. Muito obrigada, Dra.Mariana Alonso, por esta sua postagem. Parabéns por ser a pessoa que é, ajudando as pessoas de outros estados e países. Deus a proteja sempre. Lourdes. Portugal

    ResponderExcluir
  133. boa noite... o advogado que esta fazendo o inventario da familia enganou meu pai dando uma procuraçao de poderes especiais, e a pedido da irma mais nova que é quem esta a frente do processo, excluiu meu pai da herança... o que fazer?

    ResponderExcluir
  134. Nós calar nunca nunca vai afetar em nada

    ResponderExcluir
  135. PAGUEI UMA ADVOGADA PARA UM PROCESSO DE INDENIZACAO MAS ELA NAO ME DEU A PROCURACAO DEPOIS DE UM BOM TEMPO ELA MANDOU MAS EU DESISTI E ELA NAO QUE ME DEVOLVER O DINHEIRO NAO ASSINEI NADA

    ResponderExcluir
  136. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  137. Dra me tira uma dúvida, se o reclamante não compareceu a audiência ele pode ser cobrado pelo advogado pelo seus honorários advocatícios?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário enriquece o conteúdo do blog! Sinta-se convidado a compartilhar idéias, dúvidas ou sugestões:-)

Postagens mais visitadas deste blog

Mataram meu gato

Dia 23/01/2009 mataram meu gato envenenado. Aqui vou fazer uma abordagem jurídica do ocorrido e não vou discorrer sobre a covardia e crueldade de envenenar um animal indefeso. Primeiro, o comércio do veneno conhecido como chumbinho é ilegal. Portanto, é crime a compra e venda dessa toxina. Sabendo que alguma loja faz o comercio dessa substância, deve-se fazer denúncia a ANVISA que pode ser contatada por sua Ouvidoria no e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou pela Gerência Geral de Toxicologia ( toxicologia@anvisa.gov.br ). Todos os dados são mantidos em sigilo e a identificação não é necessária. Também deve-s relatar à Vigilância Sanitária (por meio do telefone 156) e à subprefeitura do seu bairro. Já envenenar animais é crime disposto no art. 32 da lei Federal 9.605/9 (Lei dos Crimes ambientais) e no Decreto-Lei 24.645/1934 . Se houver flagrante, é possível chamar a polícia através do 190 (será que ela vem?); ou então fazer a denúncia na delegacia.

ADVOCACIA ARTESANAL: o que é?

A prestação de serviços jurídicos pode ser feita por um escritório grande, por um escritório pequeno ou por um advogado autônomo. Todos podem prestar um bom atendimento, satisfazendo os interesses do cliente, mas o escritório pequeno e o advogado que trabalha individualmente terão um contato muito próximo com o cliente, necessariamente. Não haverá intermediários. O profissional que atende a consulta será o mesmo que tratará pessoalmente do caso. O escritório pequeno poderá também contar com estagiários e alguns sócios, mas a parte significativa do trabalho e o atendimento será feito pelo profissional que teve contato com o cliente. O advogado que atua individualmente cuidará de todas as minúcias do processo, não delegando nenhuma tarefa e se responsabilizando individualmente por atender o cliente. A grande banca de advogados delegará o processo aos profissionais que trabalham internamente (advogados juniores, estágiários e,outros colaboradores), e o contato com o cliente p