Pular para o conteúdo principal

Com que roupa eu vou / pro samba que você me convidou...

O Conselho Nacional de Justiça – CNJ tem, segundo seu próprio site, como suas principais competências :

  • zelar pela autonomia do Poder Judiciário e pelo cumprimento do Estatuto da Magistratura, expedindo atos normativos e recomendações;
  • Definir o planejamento estratégico, os planos de metas e os programas de avaliação institucional do Poder Judiciário;
  • Receber reclamações contra membros ou órgãos do Judiciário, inclusive contra seus serviços auxiliares, serventias e órgãos prestadores de serviços notariais e de registro que atuem por delegação do poder público ou oficializados;
  • Julgar processos disciplinares, assegurada ampla defesa, podendo determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço, e aplicar outras sanções administrativas;
  • Elaborar e publicar semestralmente relatório estatístico sobre movimentação processual e outros indicadores pertinentes à atividade jurisdicional em todo o país.

Atualmente, o CNJ tem em sua pauta de votação a decisão de manifestar-se a respeito de como devem ser as vestimentas daqueles que entram no fórum de Vilhena/RO, já que este juízo emitiu portaria interna impedindo o acesso de quem não estiver vestido adequadamente.


A situação exposta, por si só, é um absurdo ao bom senso e as normas do país. Não precisaria dizer que este não é primeiro caso no qual é discutida a forma como o usuário da Justiça se veste nem que, por enquanto, a maioria dos votos do CNJ é pela manutenção da portaria para achar toda essa discussão surreal.


Cabe lembrar, que entre as atribuições do CNJ não se vislumbra nada que de a esse órgão o direito de decidir sobre o vestuário da população. Alias, nada dá esse poder ao magistrado Diretor de qualquer fórum regional, também.


Como bem disse Paulo Lôbo, único conselheiro do CNJ a manifestar-se contra a medida, até agora: “A Constituição estabelece que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa, senão em virtude da lei. E não há lei que estabeleça o traje adequado ao decoro do Judiciário. O magistrado não é legislador”.

Pronto, acabou a discussão e não há que se falar em magistrado determinar que roupa o cidadão deve usar em prédio público.


Ainda assim, mesmo que não seja difícil entender a arbitrariedade – e inconstitucionalidade – dessa medida, ainda há juristas que a aprovam!


É lamentável que esse tipo de discussão – feudal – ainda aconteça no país. Engana-se quem acredita que vivemos numa democracia (“governo do povo”, lembram-se?) e num Estado Democrático de Direito.


As leis são cumpridas – e descumpridas – por conveniência. E até mesmo criadas levianamente, vide Sumulas Vinculantes, decisões do CNJ, Medidas provisórias que não cumprem requisitos legais e afrontam dispositivos constitucionais (não esqueçamos da sempre inconstitucional CPMF), etc.


A existência do “estamento político” (vide Raymundo Faoro, em Os donos do poder”), esta camada aristocrática, que entende a população como seus subordinados, fica evidente. Sem nenhuma mudança no pensamento social, que legitima e solidifica esta camada da sociedade, não há, realmente, expectativa de nenhuma mudança no cenário social do país.


Ainda assim, escreveremos blogs ;-)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mataram meu gato

Dia 23/01/2009 mataram meu gato envenenado. Aqui vou fazer uma abordagem jurídica do ocorrido e não vou discorrer sobre a covardia e crueldade de envenenar um animal indefeso. Primeiro, o comércio do veneno conhecido como chumbinho é ilegal. Portanto, é crime a compra e venda dessa toxina. Sabendo que alguma loja faz o comercio dessa substância, deve-se fazer denúncia a ANVISA que pode ser contatada por sua Ouvidoria no e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou pela Gerência Geral de Toxicologia ( toxicologia@anvisa.gov.br ). Todos os dados são mantidos em sigilo e a identificação não é necessária. Também deve-s relatar à Vigilância Sanitária (por meio do telefone 156) e à subprefeitura do seu bairro. Já envenenar animais é crime disposto no art. 32 da lei Federal 9.605/9 (Lei dos Crimes ambientais) e no Decreto-Lei 24.645/1934 . Se houver flagrante, é possível chamar a polícia através do 190 (será que ela vem?); ou então fazer a denúncia na delegacia.

A importância da procuração ao advogado

Primeiramente, cabe dizer que procuração é um documento muito importante. Muito mesmo! A procuração serve para dizer ao mundo que determinada pessoa agirá em seu nome, com sua autorização e, juridicamente, como se você fosse. A procuração dada ao advogado para representar o cliente em juízo é conhecida por “Procuração Ad Judicia”.  Esta procuração terá validade para todos os atos em juízo, exceto aqueles listados no art. 38 do Código de processo Civil: Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso. Esse rol de exclusão existe por causa da importância elevada que os mesmo têm. No entanto, é praxe o advogado apresentar ao cliente a procuração com os referidos pod

Voz de prisão em audiência (Advogados, juízes e promotores)

Começo explicando que, segundo a lei (artigo 301 do Código de Processo Penal), qualquer um pode dar voz de prisão a quem quer que cometa crime em flagrante, e, nesse caso, deverá ser auxiliado por autoridades policiais para que a prisão seja efetivada. Numa audiência, o juiz tem ainda a incumbência de manter a ordem pública no recinto e, baseado na sua função, deve, quando achar necessário (tumulto, ameaças, etc.), dar voz de prisão a qualquer um que esteja na audiência que ele preside. Até aí, tudo bem. Já houve casos em que, numa audiência de conciliação (Juizado Especial Cível de São Paulo), o réu, ao sentar-se, colocou sua arma sobre a mesa da sala. Nesse caso, o próprio conciliador, que muitas vezes é bacharel em Direito, pode e deve dar voz de prisão (o ato do réu configura crime de ameaça, ainda que somente por gesto). O problema é quando a voz de prisão está fundada no desacato. O artigo 331 define o crime de desacato: “Desacatar funcionário público no exercício da f