Pular para o conteúdo principal

Estágios


Considero delicado falar sobre os estágios praticados pelo estudante de direito. Há aqueles que acham o estágio uma maravilha e eu, quase que isoladamente, acho-o quase que um empecilho ao bom aprendizado do direito.

Na prática, o estágio não é tão edificante quanto pensam os pais e querem os estudantes. Há estágios que não ensinam nada a não ser boas noções de subserviência e há aqueles que esperam que os estagiários pensem na empresa ou escritório como a coisa mais importante do mundo, infinitamente mais importante que a faculdade.

Não foi o meu caso, mas tive colegas que sentiam-se obrigados a faltar em aulas e provas para que dedicassem tempo ao escritório, e além do trabalho estender-se até a madrugada, ainda dormiam com o celular ligado.

No meu caso, deparei-me com uma entrevista na qual respondi a diversas questões técnicas de direito; aprovada, imaginei que meus conhecimentos haviam sido testados com a finalidade de saberem se eu era apta a um cargo que os exigissem. Pois deviam ter me perguntado se eu sabia as linhas de ônibus da cidade e dos municípios de São Paulo: só o que eu fiz foi protocolar petições em fóruns, sem nem mesmo ter que saber do que estas tratavam. Um office-boy faria melhor.

Todo mundo acha normal essas situações. Bem, pode até ser normal, no sentido de que é o usual, mas não é legal.

A lei de estágios prevê que o estudante execute tarefas relacionadas ao currículo da faculdade, por um período que não atrapalhe os estudos.

Além disso, exige que as tarefas desenvolvidas sejam sempre supervisionadas por um advogado. Sei de colegas que desenvolviam petições e recursos que não eram nem lidos pelo advogado responsável mas eram prontamente assinados pelo mesmo e seguiam para os autos. Além de não acrescentar nada ao estagiário, que faria uma peça jurídica sozinho sem precisar estagiar para isso, o(s) escritório(s) que adota(m) essa prática são desleixados e irresponsáveis – qualquer erro é responsabilidade do advogado e o cliente é lesado duplamente, pois paga ao advogado o serviço feito pelo estagiário e sofrerá as conseqüências da inexperiência do estudante, indevidamente instruído e supervisionado.

Enfim, as experiências de estágio que passei, e também aquelas que observei, mostraram-se na maioria das vezes ineficientes ao seu propósito; é “estranho” observar (pelo menos quando ainda estamos na faculdade) que escritórios de advocacia são os primeiros a nos mostrar como se desrespeita a lei.

Tudo isso já seria ruim o suficiente, mas ainda há o agravante que a maioria dos contratantes exige do estagiário alguma (e até mesmo muita) experiência prévia. Mas o estágio não é o lugar onde deveriam nos ensinar? Não é depois de estágio que haverá experiência?

Fico me perguntando se para concorrer às melhores vagas de estágio o estudante deveria ter começado a trabalhar antes de entrar na faculdade. E claro, não dar muita importância à freqüência das aulas, já que o seu tempo será dedicado ao trabalho.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mataram meu gato

Dia 23/01/2009 mataram meu gato envenenado. Aqui vou fazer uma abordagem jurídica do ocorrido e não vou discorrer sobre a covardia e crueldade de envenenar um animal indefeso. Primeiro, o comércio do veneno conhecido como chumbinho é ilegal. Portanto, é crime a compra e venda dessa toxina. Sabendo que alguma loja faz o comercio dessa substância, deve-se fazer denúncia a ANVISA que pode ser contatada por sua Ouvidoria no e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou pela Gerência Geral de Toxicologia ( toxicologia@anvisa.gov.br ). Todos os dados são mantidos em sigilo e a identificação não é necessária. Também deve-s relatar à Vigilância Sanitária (por meio do telefone 156) e à subprefeitura do seu bairro. Já envenenar animais é crime disposto no art. 32 da lei Federal 9.605/9 (Lei dos Crimes ambientais) e no Decreto-Lei 24.645/1934 . Se houver flagrante, é possível chamar a polícia através do 190 (será que ela vem?); ou então fazer a denúncia na delegacia.

A importância da procuração ao advogado

Primeiramente, cabe dizer que procuração é um documento muito importante. Muito mesmo! A procuração serve para dizer ao mundo que determinada pessoa agirá em seu nome, com sua autorização e, juridicamente, como se você fosse. A procuração dada ao advogado para representar o cliente em juízo é conhecida por “Procuração Ad Judicia”.  Esta procuração terá validade para todos os atos em juízo, exceto aqueles listados no art. 38 do Código de processo Civil: Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso. Esse rol de exclusão existe por causa da importância elevada que os mesmo têm. No entanto, é praxe o advogado apresentar ao cliente a procuração com os referidos pod

Voz de prisão em audiência (Advogados, juízes e promotores)

Começo explicando que, segundo a lei (artigo 301 do Código de Processo Penal), qualquer um pode dar voz de prisão a quem quer que cometa crime em flagrante, e, nesse caso, deverá ser auxiliado por autoridades policiais para que a prisão seja efetivada. Numa audiência, o juiz tem ainda a incumbência de manter a ordem pública no recinto e, baseado na sua função, deve, quando achar necessário (tumulto, ameaças, etc.), dar voz de prisão a qualquer um que esteja na audiência que ele preside. Até aí, tudo bem. Já houve casos em que, numa audiência de conciliação (Juizado Especial Cível de São Paulo), o réu, ao sentar-se, colocou sua arma sobre a mesa da sala. Nesse caso, o próprio conciliador, que muitas vezes é bacharel em Direito, pode e deve dar voz de prisão (o ato do réu configura crime de ameaça, ainda que somente por gesto). O problema é quando a voz de prisão está fundada no desacato. O artigo 331 define o crime de desacato: “Desacatar funcionário público no exercício da f