Pular para o conteúdo principal

COMO DENUNCIAR MAUS TRATOS AOS ANIMAIS – EM CURITIBA e região metropolitana

Casos que caracterizam maus-tratos:
· não fornecer água , comida e abrigo adequado
· Envenenar animais
· Manter animais em locais sem as básicas condições de higiene e sem luminosidade
· Manter animais confinados em locais pequenos, desproporcionais ao porte do animal ou que restrinjam a um mínimo sua movimentação
· Manter animais permanentemente presos a correntes
· Bater, Golpear, ferir, torturar e/ou mutilar animais
· Utilizar animais em espetáculos que gerem pânico, estresse ou sofrimento
· Agredir fisicamente animais
· abandono
· não procurar veterinário se o animal adoecer, etc.

Toda pessoa que tenha conhecimento de atentados contra a natureza ou animais deve denunciar, comparecendo a delegacia mais próxima e lavrar um Termo Circusnstanciado, espécie de Boletim de Ocorrência (BO), citando o Art. 32, da Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605 de 1998). Uma boa idéia é imprimir e levar a lei com você. (http://www.planalto.gov.br/ccivil/leis/L9605.htm).

Os crimes ambientais podem ser denunciados através do telefone 0800 – 643 0304.


Sendo dia útil (e horário comercial), dirija-se a uma delegacia especializada (Delegacia Ambiental) e faça a denúncia.



LEI 9.605 DE 12/02/78 (Lei de Crimes Ambientais)
. . .
Art. 32. Praticar ato de abuso, maus-tratos, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos:
Pena - detenção, de três meses a um ano, e multa.
§ 1º Incorre nas mesmas penas quem realiza experiência dolorosa ou cruel em animal vivo, ainda que para fins didáticos ou científicos, quando existirem recursos alternativos.
§ 2º A pena é aumentada de um sexto a um terço, se ocorre morte do animal...

Pode-se procurar diretamente a

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente

Endereço:
Avenida Prefeito Erasto Gaertner, 1261
Bairro:
Bacacheri
Cidade:
Curitiba - PR
Telefone(s):
(41) 3356-7047
Horário de
atendimento:

Aberto 24h
(em frente à Base Aérea de Curitiba)


Lembre-se:
Tenha em mãos a Lei 9.605 artigo 32 que descreve que maus tratos a animais silvestres e domésticos é crime pois , quando a delegacia não é especializada, o delegado pode não estar familiarizado com a Lei.
O importante em caso de denúncias, é a postura que se deve ter diante do delegado. Agir com firmeza e determinação, além de educação e bom senso, é imprescindível para que você ganhe confiança e respeito na hora da denúncia.

Dicas Importantes:

Assim que esse Policial ou Escrivão ouvir seu relato sobre o crime, a ele cumpre instaurar termo Circunstanciado ou Inquérito Policial. Se negar-se a fazê-lo, sob qualquer pretexto, lembre-o que ele pode ser responsabilizado por crime de prevaricação, previsto no art. 319 do Código Penal (retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofício, ou praticá-lo contra disposição expressa de lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal), e que vc pode denunciá-lo na Corredoria/Ouvidoria.

Caso sinta-se mais seu seguro, leve este artigo também impresso. O Escrivão pode tentar barrar o seu acesso ao Delegado, mas faça valer os seus direitos, exija falar com o Delegado que tem o dever de lhe atender e o dever de fazer cumprir a lei.

Diga-lhe que você irá denunciá-lo ao Ministério Publico (Para tanto, anote o nome e a patente de quem o atendeu, o endereço da Delegacia, o horário, a data e faça de tudo para mandá-lo lavrar um termo de que você esteve naquela delegacia para pedir registro de maus-tratos a animal.Se você estiver acompanhado de alguém, este alguém será sua prova testemunhal para encaminhar a queixa ao Ministério Público.)

PROVAS:
Se você tiver em mãos fotografias, número da placa do carro que abandonou ou atropelou o animal, laudo veterinário, qualquer prova, leve para auxiliar no seu B.O.

NÃO TENHA RECEIO PORQUE VOCÊ NÃO SERÁ O AUTOR DO PROCESSO JUDICIAL, QUE PORVENTURA FOR ABERTO A PEDIDO DO DELEGADO!!! O autor do processo será o MP, e você será apenas o noticiante (quem fez a 'noticia-criminis').

Preste atenção:
O Decreto 24.645/34 reza em seus artigos 1º: Todos os animais existentes no país são tutelados pelo Estado; e 2º - parágrafo 3º: Os animais serão assistidos em juízo pelos representantes do Ministério Público, seus substitutos legais e pelos membros das Sociedades Protetoras dos Animais.

Isso quer dizer que não é você quem irá abrir um processo judicial. Uma vez concluído o inquérito para apuração do crime, o Delegado o encaminhará a Juízo para abertura de ação, onde o Autor da ação será o Estado (MP).

Se o crime for contra Animais Silvestres (Animal Silvestre: são todos aqueles animais pertencentes às espécies nativas, migratórias e quaisquer outras, aquáticas ou terrestres, que tenham a sua vida ou parte dela ocorrendo naturalmente dentro dos limites do Território Brasileiro e suas águas jurisdicionais- fonte: www.renctas.org.br), pode também dar ciência às autoridades policiais militares, mas, em especial, à Policia Florestal, onde houver, ou, SE PREFERIR, ligue para o I
BAMA (Tel: 0800-618080 - ligação gratuita “Linha Verde”),
ou escreva para o RENCTAS e-mail: renctas@renctas.org.br.

Tenham também em mãos o telefone do  
Disque-denúncia (181)
que também recebe denúncias sobre maus-tratos, tráfico de animais, envenenamentos, trabalhos forçados, espetáculos que praticam abusos e maus tratos (circos, rodeios, brigas de cães e galos, etc…).

Uma outra dica também muito importante: Você sabia que as Associações de Bairro representam uma força associativa que pode provocar as autoridades na tomada de atitudes concretas em prol da comunidade?
Pois é, com o advento da Lei 7.347, de 24.07.85, essas associações, qualificadas como entidades de função pública, podem ingressar em juízo na proteção dos bens públicos para preservar a qualidade de vida, inclusive com mandado de segurança (Constituição Federal, art.5º, LXX, “b”) para a preservação desse bens e a fauna é um patrimônio público.

Portanto, se o seu bairro estiver organizado em Associação, procure-a e peça que alguém o acompanhe até a Delegacia ou ao Fórum mais próximo.


--------------------------------------------------
CASO SEJA MAL ATENDIDO NA DELEGACIA
DENUNCIE O DELEGADO E SUA EQUIPE AO MINISTÉRIO PÚBLICO


OUVIDORIA-GERAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

R. Marechal Hermes, 751 Centro Cívico
Ed. Affonso Alves de Camargo
CEP 80.530-230 - Curitiba/PR
Fone/Fax: (41) 3250-4463
E-mail: ouvidoriamp@mp.pr.gov.br

Outros Contatos:

Polícia Militar do Paraná - Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde
End: Av. das Torres, 10.000 - Parque Metropolitano do Iguaçu - 83.040-300 -São José dos Pinhais  PR
Tel: (41) 3299-1350
Disque Denúncias Força Verde: 0800-643-0304
E-mail: bpambfv@pm.pr.gov.br

Superintendência do IBAMA em Curitiba
Superintendente
do IBAMA no Paraná: José Álvaro da Silva Carneiro
End: Rua General Carneiro, 481 – Alto da Glória – CEP: 80060-150 – Curitiba – PR
Tel: (41) 3360-6100 (Geral)
(41) 3360-6172 (Gabinete)
(41) 3360-6112 (Administração)
(41) 3360-6191 (Fiscalização)
(41) 3260-6191 (Fax)
E-mail:
jose.carneiro@ibama.gov.br

Promotoria de Defesa do Meio Ambiente
Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos
Subprocurador Geral para Assuntos Jurídicos

Lineu Walter Kirchner - kirchner@mp.pr.gov.br - 41 3250 4212


Assessoria

Antonio Carlos Staut Nunes - acsnunes@mp.pr.gov.br - 41 3250 4240

Fábio Andrades Gameiro - fgameiro@mp.pr.gov.br - 41 3250 4247

Fábio André Guaragni - guaragni@mp.pr.gov.br - 41 3250 4243

Guilherme Freire de Barros Teixeira - gfbarros@mp.pr.gov.br - 41 3250 4242

Contato



IMPORTANTE:

Não existe um local onde se possa colocar os animais que sofrem maus tratos para que tenham cuidados adequados, portanto, não denuncie antes de tentar todas as possibilidades de salvar a vida do animal e denuncie numa delegacia se todas as possibilidades já se esgotaram.

Se conseguir retirar o animal do local, leve-o a um veterinário e abrigue-o ou procure um Lar Transitório (uma casa onde o animal ficará enquanto se recupera e recebe os procedimentos de vermifugação e castração para ser encaminhado para posterior adoção).

POLÍCIA AMBIENTAL
08000555190

IBAMA
"Linha Verde"
Fone: 0800-618080

DENÚNCIA DE CRIMES AMBIENTAIS


POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL - 0800-132060
Crimes ambientais como desmatamentos, caça e tráfico de animais
podem ser denunciados diretamente à Polícia Militar Ambiental (PMAmb)
Também recebe denúncias e pedidos de auxílio para segurança nas áreas rurais.

SOS MATA ATLÂNTICA - http://www.sosmatatlantica.org.br/?secao=denuncie


IBAMA - LINHA VERDE - 0800 61 80 80 - www.ibama.gov.br/linhaverde/home.htm

DESMATAMENTO ILEGAL e construção de casas em área ilegal: (11) 5897-2473

NÃO SE CALE, DENUNCIE!

Comentários

  1. Faço eu mesma um Adendo a este texto: precisando fazer uma denúncia num final de semana, foi impossível ser atendida em qualquer um destes telefones. A polícia (190) omitiu-se completamentamente e, o máximo que consegui foi ligar diretamente para uma viatura do bairro e "implorar" para eles verificarem o fato. Ainda assim, minha denúncia ficou longe de ser tratada com a relevância que merecia (pela lei, estou denunciando um crime e isso tem, sim!, que ser averiguado!!). Mandei email para ouvidoria da polícia e aguardo resposta até hoje. desconfio que aguardarei para sempre... Infelizmente, a polícia é ineficiente para todos e de forma constante. Ainda assim, temos que continuar tentando.
    Já durante os dias úteis, a solução é ir na delegacia especializada (as comuns podem nem mesmo dar atenção a denuncias ambientais) e, após a denúncia, é extremamente necessário ligar toda semana para acompanhar o inquérito/termo circunstaciado pois, na prática, se não houver cobrança do denunciante - inclusive indo diretamente a promotoria caso a delegacia se mostre inerte,não haverá prosseguimento na apuração da denúncia e posterios abertura de ação penal. Temos que cobrar que os servidores públicos trabalhem! Não esqueçam que polícia, delegado, escrivão, etc. são servidores públicos e trabalham PARA a população.
    No meu caso, preciso arrumar um tempo na agenda para ir diretamente na Ouvidoria fazer minhas reclamações! inclusive da Ouvidoria!!

    ResponderExcluir
  2. óla espero que possam me ajudar como faço para denuciar mau tratos em um filhote de cavalo que passa dia e noite amnrrado no mesmo lugar tomando vento chuva e sol todos os dias sem agua me doi o coraçao como posso ajudfar este bicho lindo tem sinais de maus tratos me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue para Soraya 41-9971-8818, ela é da sociedade protetora dos animais.

      Excluir
  3. Olá Anônimo,
    você pode tentar ligar para o batalhão de Policia ambiental do PR, que deverá ir fiscalizar a denúncia e eventualmente fazer a prisão em flagrante (Telefone (41) 3299-1350); pode se dirigir a uma delegacia de sua cidade ( Rua da Bandeira, 1301 - tel. (0xx)45 3224-2464 ou Avenida Brasil, 8962 - (0xx)45 3226-2288) e informar o crime. Após a denúncia a qualquer órgão, é importante ligar sempre para saber o andamento do caso, pois, pela minha experiência, se não 'ficar em cima' as autoridades não farão nada.
    Existe tb uma Ong de proteção que pode lhe auxiliar: ACIPA - Rua Elias Maximiliano, 216, , t: 91111341 ,http://www.acipa.t5.com.br .
    Passe aqui pelo site e conte o desfecho da história:-) E não deixe de agir!O mundo é perigoso não por causa daqueles que fazem o mal, mas por causa daqueles que vêem e deixam o mal ser feito.
    ( Albert Einstein )

    ResponderExcluir
  4. Para o Anônimo:
    no site da ACIPA ( www.acipacascavel.org ) encontrei um manual bem prático pra você:
    http://www.familiaanimal.siteonline.com.br/interna.jsp?lnk=18708
    vá lá! abraços!

    ResponderExcluir
  5. oi eu tenho um tio e ele tem uma chacara só que o cavalo que ele tem ta com aquela doença do carrapato ta com um tipo de sarna com tedoes enchados ele nao tem baia aonde ele come é num banhado gente ele come resto de comida ta doente quando eu vou lá levo remedio pra ele..mas o problema serio sao os cachorros dele ta cheio de pulga o pote de agua fica no sol e na chuva...oque eu devo fazer por favor quem le isso me diga oque eu posso fazer...e quando chega pessoal do ibama ele solta o cavalo dele só pra nao verem ele...

    ResponderExcluir
  6. ORA, PROCURE A DELEGACIA DO SEU MUNÍCIPIO E , COM A LEI EM MÃOS, FAÇA UMA DENÚNCIA. SEU NOME NÃO PRECISA CONSTAR NA DENÚNCIA POIS VC NÃO SERÁ O TITULAR DA AÇÃO PENAL, E SIM O PROMOTOR DE JUSTIÇA.
    VEJA SE ALGUM ADVOGADO NA CIDADE SE DISPÕE A LHE AJUDAR, SEM COBRAR.
    COMO EU JÁ DISSE, PIOR DOS QUE O QUE FAZEM O MAL SÃO AQUELES QUE VÊEM O MAL SER FEITO E NÃO FAZEM NADA!
    VC TB PODE RELATAR O ABUSO A UM VETERINÁRIO DA CIDADE, E VER SE CONSEGUE AJUDA PARA OS ANIMAIS!
    OBS: EU SEMPRE CONSIDERO QUE OS COMENTÁRIOS SEJAM VERDADEIROS(NEM PENSO EM HIPÓTESE DIVERSA), MAS EM QUALQUER CASO , MEU CONSELHO SERVE PARA TODOS OS QUE SE PREOCUPAM COM OS ANIMAIS!

    ResponderExcluir
  7. oi quando vem o fiscal ou o ibama a minha tia solta o cavalo no meio do mato fechado tipo banhado.Pois ja ja foi denunciado mas nunca da certo.Oque eu devo fazer pois gente eu vi um osso de galinha junto com a comida do cavalo e ele nao come aveia e sim comida de porco resto de comida..mas sera se eu der o endereço pra policia sera que eles vam no mesmo dia....e desculpe o erro de portugues....pessoal eu choro quando eu vejo aqueles animais sofrendo um animal tam lindu como um cavalo no meio do banhado esta hora ele deveria estar numa cocheira mas nao ele esta num banhado...obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ligue para Soraya ela é da sociedade protetora dos animais, cuida de casos assim. Envolvendo cavalos, explique a situação a ela.
      Thaty

      Excluir
    2. Denúncias por maus tratos na DPMA e 156 pela Rede de Proteção. Denúncia da atividade de locação no MP 3250-4769 e solicitar informação em como deve enviar as informações a promotoria.

      Excluir
  8. nossa tem uma cadela aqui no bairro campo de santana na rua maria ortolani gubert q esta com o orgao genital todo pra fora da uma do cheia de sarna e o dono nao faz nada oq poderia ser feito

    ResponderExcluir
  9. Ola moro na região metropolitana de Curitiba em campina grande do sul,tenho um vizinho que tem acho que 5 cachorros mas antes ele tinha mais, devido aos maus tratos um deles morreu e outo esta com paralisia sendo o mesmo um filhote.
    O dono do cachorro sai e fica semanas fora e nem alimenta os animais eles aparentam desnutrição e outra doenças tenho fotos já os avisei se não mudar os hábitos irei denuncia-los vi que nada mudou tudo continua o mesmo, mas a gota d aguá pra mim foi o filhote machucado.
    Como devo lidar com essa situação para quem eu ligo para algo ser feito por favor me respondam no meu e-mail grazig4drops@yahoo.com.br por favor não aguento mais ver esse animais sofrendo peso ajuda por favor

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário enriquece o conteúdo do blog! Sinta-se convidado a compartilhar idéias, dúvidas ou sugestões:-)

Postagens mais visitadas deste blog

Mataram meu gato

Dia 23/01/2009 mataram meu gato envenenado. Aqui vou fazer uma abordagem jurídica do ocorrido e não vou discorrer sobre a covardia e crueldade de envenenar um animal indefeso. Primeiro, o comércio do veneno conhecido como chumbinho é ilegal. Portanto, é crime a compra e venda dessa toxina. Sabendo que alguma loja faz o comercio dessa substância, deve-se fazer denúncia a ANVISA que pode ser contatada por sua Ouvidoria no e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou pela Gerência Geral de Toxicologia ( toxicologia@anvisa.gov.br ). Todos os dados são mantidos em sigilo e a identificação não é necessária. Também deve-s relatar à Vigilância Sanitária (por meio do telefone 156) e à subprefeitura do seu bairro. Já envenenar animais é crime disposto no art. 32 da lei Federal 9.605/9 (Lei dos Crimes ambientais) e no Decreto-Lei 24.645/1934 . Se houver flagrante, é possível chamar a polícia através do 190 (será que ela vem?); ou então fazer a denúncia na delegacia.

A importância da procuração ao advogado

Primeiramente, cabe dizer que procuração é um documento muito importante. Muito mesmo! A procuração serve para dizer ao mundo que determinada pessoa agirá em seu nome, com sua autorização e, juridicamente, como se você fosse. A procuração dada ao advogado para representar o cliente em juízo é conhecida por “Procuração Ad Judicia”.  Esta procuração terá validade para todos os atos em juízo, exceto aqueles listados no art. 38 do Código de processo Civil: Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso. Esse rol de exclusão existe por causa da importância elevada que os mesmo têm. No entanto, é praxe o advogado apresentar ao cliente a procuração com os referidos pod

Voz de prisão em audiência (Advogados, juízes e promotores)

Começo explicando que, segundo a lei (artigo 301 do Código de Processo Penal), qualquer um pode dar voz de prisão a quem quer que cometa crime em flagrante, e, nesse caso, deverá ser auxiliado por autoridades policiais para que a prisão seja efetivada. Numa audiência, o juiz tem ainda a incumbência de manter a ordem pública no recinto e, baseado na sua função, deve, quando achar necessário (tumulto, ameaças, etc.), dar voz de prisão a qualquer um que esteja na audiência que ele preside. Até aí, tudo bem. Já houve casos em que, numa audiência de conciliação (Juizado Especial Cível de São Paulo), o réu, ao sentar-se, colocou sua arma sobre a mesa da sala. Nesse caso, o próprio conciliador, que muitas vezes é bacharel em Direito, pode e deve dar voz de prisão (o ato do réu configura crime de ameaça, ainda que somente por gesto). O problema é quando a voz de prisão está fundada no desacato. O artigo 331 define o crime de desacato: “Desacatar funcionário público no exercício da f