Essa idéia me persegue há tempos, desde que comecei há pensar em cursar Direito e percebi que me faltava o mínimo conhecimento nessa área.
Acredito que todos os estudantes do ensino médio (antigo colegial, ou 2° grau) deveriam ter em seu currículo pedagógico aulas relacionadas a matérias jurídicas, tais como Direito do Consumidor, Direito Penal, algumas garantias constitucionais, algo de Direito Civil e por aí vai...
Eu sei, estamos falando de ensinar adolescentes e não tenho a pretensão de imaginar que estaríamos formando juristas (Deus nos livre! Pra que mais?), mas seria excelente se cada estudante pudesse sair do colégio com conhecimentos sólidos a respeito de alguns de seus direitos e deveres. Ou, no mínimo, saber como procurar uma lei num Código.
Haveria menos tolerância aos abusos porque haveria menos ignorância. O Direito desceria do pedestal que alguns juristas pensam que ele está para se aproximar da população e contribbuir na formação dos cidadãos..
Que maravilha se nossos direitos pudessem ser discutidos nas salas de aula, nos intervalos entre as aulas e, claro, nos barzinhos depois das aulas!
Imagino que eu não sou a única a ter essa idéia (tomara mesmo que não!), mas nunca ouvi ninguém falar disso.
Já se discutiu sobre incluir aulas de Sociologia na época do Fernando Henrique, agora falam em aulas de folclore (!). Ok (ou não). Mas vamos para o lado prático da vida. Vamos melhorar a vida das pessoas e, por conseqüência, melhora-se a sociedade.
Sobre esse assunto tem mais, muito mais. Mas hoje eu fico por aqui.
Comentários
Postar um comentário
Seu comentário enriquece o conteúdo do blog! Sinta-se convidado a compartilhar idéias, dúvidas ou sugestões:-)