Pular para o conteúdo principal

É preciso especializar-se -I I Feira de Novos Mercados de Trabalho

Escrevo esse post com considerável atraso, mas estive ocupada com algumas mudanças profissionais.

Parte dessa busca por novas perspectivas me levou até a II Feira de Novos Mercados de Trabalho, realizada em 14, 15 e 16 de abril, realizada em São Paulo no Palácio do Anhembi.

Fazendo um breve resumo do que foi a Feira posso dizer que a mensagem principal era de que não é possível ao advogado deixar de estudar.

Nesse sentido, o advogado generalista perde espaço considerável para o especialista. Explico: o advogado que trata de todas as causas, independente da área do Direito, não conseguirá manter-se atualizado; não conseguirá informação de todas as novidades – súmulas, mudança de jurisprudência, doutrinas inovadoras e até mesmo o conhecimento do que deseja um tipo especifico de clientela (prefere acordo, litígio, qual a disponibilidade de tempo, etc...).

È necessário especializar-se para ser um ótimo advogado e sair do padrão mediano. O especialista domina o assunto, ao invés de conhecer tudo superficialmente.

E o Direito fica cada vez mais detalhado, com mais sub-áreas. Não cabe mais falar em civilista, mas sim em especialista em Direito contratual, ou Direito imobiliário, ou Direito bancário, etc.

Pode parecer uma visão exagerada, mas eu concordo.

Não há mais espaço para o generalista, é preciso estudar a fundo o Direito com o qual se trabalha. Claro que não é possível perder completamente de vista as demais áreas, até para não cometer equívocos que gerem litígios desnecessários, mas estudando a especialidade escolhida, naturalmente existirá contato com as áreas que a interagem, a própria doutrina apontará outras disciplinas.

Além disso, posso dizer da Feira que ela superou a expectativa de público – o que de certa maneira atrapalhou o evento: as palestras ficaram lotadas a ponto de não haver onde ficar de pé!; acabaram os informativos da OAB/SP sobre o horário das palestras antes do final do primeiro dia, e por fim, no meio da tarde, a pequena área de alimentação dentro do evento ficou sem suprimentos, e todos tiveram que recorrer a lanchonete do Anhembi.

Houve falha, portanto, em mensurar o tamanho da Feira, mas no final das contas, o saldo é positivo.

Comentários

  1. Concordo plenamente! Sou do tipo generalista. Preciso me especializar. Achei esse blog por acaso, e desde já vou me focar numa área, sem perder de vista as demais. Obrigado!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Seu comentário enriquece o conteúdo do blog! Sinta-se convidado a compartilhar idéias, dúvidas ou sugestões:-)

Postagens mais visitadas deste blog

Mataram meu gato

Dia 23/01/2009 mataram meu gato envenenado. Aqui vou fazer uma abordagem jurídica do ocorrido e não vou discorrer sobre a covardia e crueldade de envenenar um animal indefeso. Primeiro, o comércio do veneno conhecido como chumbinho é ilegal. Portanto, é crime a compra e venda dessa toxina. Sabendo que alguma loja faz o comercio dessa substância, deve-se fazer denúncia a ANVISA que pode ser contatada por sua Ouvidoria no e-mail ouvidoria@anvisa.gov.br ou pela Gerência Geral de Toxicologia ( toxicologia@anvisa.gov.br ). Todos os dados são mantidos em sigilo e a identificação não é necessária. Também deve-s relatar à Vigilância Sanitária (por meio do telefone 156) e à subprefeitura do seu bairro. Já envenenar animais é crime disposto no art. 32 da lei Federal 9.605/9 (Lei dos Crimes ambientais) e no Decreto-Lei 24.645/1934 . Se houver flagrante, é possível chamar a polícia através do 190 (será que ela vem?); ou então fazer a denúncia na delegacia.

A importância da procuração ao advogado

Primeiramente, cabe dizer que procuração é um documento muito importante. Muito mesmo! A procuração serve para dizer ao mundo que determinada pessoa agirá em seu nome, com sua autorização e, juridicamente, como se você fosse. A procuração dada ao advogado para representar o cliente em juízo é conhecida por “Procuração Ad Judicia”.  Esta procuração terá validade para todos os atos em juízo, exceto aqueles listados no art. 38 do Código de processo Civil: Art. 38. A procuração geral para o foro, conferida por instrumento público, ou particular assinado pela parte, habilita o advogado a praticar todos os atos do processo, salvo para receber citação inicial, confessar, reconhecer a procedência do pedido, transigir, desistir, renunciar ao direito sobre que se funda a ação, receber, dar quitação e firmar compromisso. Esse rol de exclusão existe por causa da importância elevada que os mesmo têm. No entanto, é praxe o advogado apresentar ao cliente a procuração com os referidos pod

Voz de prisão em audiência (Advogados, juízes e promotores)

Começo explicando que, segundo a lei (artigo 301 do Código de Processo Penal), qualquer um pode dar voz de prisão a quem quer que cometa crime em flagrante, e, nesse caso, deverá ser auxiliado por autoridades policiais para que a prisão seja efetivada. Numa audiência, o juiz tem ainda a incumbência de manter a ordem pública no recinto e, baseado na sua função, deve, quando achar necessário (tumulto, ameaças, etc.), dar voz de prisão a qualquer um que esteja na audiência que ele preside. Até aí, tudo bem. Já houve casos em que, numa audiência de conciliação (Juizado Especial Cível de São Paulo), o réu, ao sentar-se, colocou sua arma sobre a mesa da sala. Nesse caso, o próprio conciliador, que muitas vezes é bacharel em Direito, pode e deve dar voz de prisão (o ato do réu configura crime de ameaça, ainda que somente por gesto). O problema é quando a voz de prisão está fundada no desacato. O artigo 331 define o crime de desacato: “Desacatar funcionário público no exercício da f